A empresa Terra Dourada atua no segmento industrial de cosméticos, localizada em Lages-SC e foi fundada em 1978, pelo seu Abílio. No decorrer destes anos a empresa passou por algumas e sutis mudanças para se ajustar as demandas de mercado e seguir produzindo com qualidade. Seu Abílio tem o entendimento que empresa saudável é aquela que oferece produtos de qualidade para satisfazer os clientes. Em sua gestão nunca de dedicou a processos de RH, tinha apenas o necessário para cumprir a legislação trabalhista. Esse cenário começou a mudar a partir de 2014, quando o Renato, filho de seu Abílio assumiu a diretoria administrativa da empresa. Ele foi responsável por implantação de processos e indicadores para otimizar as áreas, inclusive pelo RH. A empresa atualmente tem 130 funcionários, duas diretorias: Administrativa e Industrial, sendo composta pela áreas: Financeira, Comercial, RH, Logística, Manutenção Industrial, Qualidade e Operacional. Em 2016 Ana Vitória foi contratada como Coordenadora de Gestão de Pessoas para implementar a área. Conseguiu até então estruturar e implantar os processos de: recrutamento e seleção, treinamento, avaliação de desempenho (período de experiência e anual) e também em meados de 2018 realizou a primeira pesquisa de clima organizacional. Como resultado da pesquisa de clima Ana Vitória identificou que os funcionários estavam insatisfeitos (38%) ou parcialmente insatisfeitos (27%) com a remuneração da empresa. Na verdade Ana Vitória tinha ciência que a empresa oferecia apenas o necessário aumento salarial anual de acordo com o dissídio da categoria, vale transporte e refeição no local. Conhecendo este cenário e os conhecimentos adquiridos na disciplina, você como Coordenador(a) de Gestão de Pessoas, qual plano de ação, projeto apresentaria para melhorar o pacote de remuneração da empresa. Apresente, argumente com fundamentos consistentes três propostas para melhorar a remuneração praticada pela empresa Terra Dourada.
Respostas
Seguem três propostas que podem melhorar a remuneração praticada pela empresa Terra Dourada.
1) Comparar a remuneração da empresa com os demais concorrentes - na prática, essa comparação é essencial para identificar se a remuneração paga está sendo justa ou injusta com relação ao desempenho da função de cada empregado.
2) Reformular o plano de cargos e salários - na prática, isso ocorre quando a empresa se programa financeiramente para assumir o compromisso de aumento salarial. Nessa direção, a empresa usa os resultados obtidos com a comparação salarial (da concorrência) para avaliar de vale a pena alterar a política salarial.
3) Fazer uma pesquisa salarial - é fundamental para identificar se os colaboradores estão satisfeitos com as remunerações pagas pela organização.
Até breve!