• Matéria: História
  • Autor: cristianowilerson
  • Perguntado 7 anos atrás

Um dos episódios mais famosos da chamada “corrida armamentista” ocorreu em Cuba, em 1962. Três anos após a tomada do poder por Fidel Castro, a ilha estava amparada pela influência soviética. Nikita Krushov, o líder soviético, havia instalado em Cuba mísseis capazes de atingir os EUA. John Kennedy, alarmado pela proximidade do arsenal soviético (apenas 140 km do território americano) lança um alerta à população americana, gerando uma situação de tensão internacional que durou 13 dias.
DOMINGOS, S. 50 anos da crise dos mísseis: horror nuclear em tempos presentes. Historiæ, Rio Grande, v. 4, n. 2, p. 79-90, 2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/hist/article/view/3666. Acesso em: 22 dez. 2018.

Diante da ameaça internacional de uma precipitação do uso de arsenal atômico

Alternativas:

a)
Kennedy e Krushov não entram em acordo com a promessa de retirada dos mísseis americanos na Turquia, de modo que o uso de bombas nucleares acabou sendo utilizado.

b)
Kennedy autorizou o ataque com mísseis na Turquia, mas em seguida recuou, notabilizou-se por evidenciar ao mundo a potência destrutiva da corrida armamentista.

c)
Krushov ameaçou o ataque com mísseis nos estados Unidos, mas em seguida recuou, notabilizou-se por evidenciar ao mundo a potência destrutiva da corrida armamentista.

d)
Kennedy e Krushov acabam entrando em acordo com a promessa de retirada dos mísseis americanos na Turquia, de modo que o uso de bombas nucleares acabou sendo descartado.

e)
houve um acordo entre Kennedy e Krushov em retirarem os mísseis americanos de modo que o uso de bombas nucleares acabou sendo utilizado pela Turquia.

2)
Real ou fictícia, a ameaça permanente de guerra entre EUA e URSS possuía uma grande força mobilizadora. O aumento do número de armamentos, inclusive atômicos, que respondia à necessidade de ambos os países em projetar-se à frente um do outro no que diz respeito ao alcance de seu potencial bélico deixava o restante do mundo em estado de alerta.
DOMINGOS, C. S. Cultura do pós-guerra: o aspecto nuclear e sua negação. Sociais e Humanas, Santa Maria, v. 23, n. 1, jan./jun. 2010.


Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:



I - O programa atômico americano já havia provado ao mundo, nas explosões no Japão, que uma guerra de proporções nucleares poderia facilmente levar à extinção da humanidade.
II - A URSS testava com sucesso sua primeira arma atômica, no Cazaquistão, e os limites dessa tensão são expandidos à corrida espacial a partir de 1957, ano em que os EUA põem em órbita o primeiro satélite artificial da Terra.
III - A URSS respondia enviando apenas um satélite capaz de levar a bordo um robô chamado Laika, e com isso, Krushov abria caminho para uma antiga realização: o envio de uma missão para o Marte.
IV - É importante considerar que as iniciativas americanas fomentaram na opinião pública internacional, e especialmente na francesa, uma atitude desfavorável ao desenvolvimento da ciência e ao seu uso para fins espaciais.

É correto o que se afirma apenas em:

Alternativas:

a)
I e II.

b)
I e IV.

c)
I, II e III.

d)
I, III e IV.

e)
II, III e IV.

Respostas

respondido por: cleiciplacidina
21

Resposta:

1)d, 2)a,3)b,4)a

Explicação:

1)Kennedy e Krushov acabam entrando em acordo com a promessa de retirada dos mísseis americanos na Turquia, de modo que o uso de bombas nucleares acabou sendo descartado

2)a)  I e II.

3) b) F- F-V-V

 4) a) como a libertação do colonialismo inglês, desvirtuariam a própria finalidade da luta, a saber, a construção da justiça.


cristianowilerson: Correto, obrigado!!!
Perguntas similares