Respostas
Resposta:
O halloween é comemorado ao redor do mundo, especialmente em países anglo saxônicos. Canadá, Irlanda, Estados Unidos, Reino Unido e aqui no Brasil(conhecido como dias das bruxas), Espanha, Tailândia e México são só alguns dos países.
Explicação:
Como surgiu:
O Halloween é comemorado há mais de 2.500 anos e surgiu entre os celtas, que acreditavam que no último dia do verão (do hemisfério norte), 31 de outubro, os espíritos dos mortos saiam dos cemitérios para tomar os corpos dos vivos. Para assustá-los, os celtas então decoravam ruas e casas com objetos horripilantes como ossos, caveiras, abóboras enfeitadas...Halloween é uma contração de All Hallows Eve - véspera de todos os mortos, que é o Dia de Todos os Santos, comemorado em 01 de novembro, um dia antes do Finados. Mais popular nos países do hemisfério norte, o dia das Bruxas chegou aos Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam das péssimas condições em que se encontrava o país.Apesar do aspecto meio fúnebre, dos morcegos, aranhas, bruxas, abóboras com expressões macabras, nem tudo nesta data é tão assustador assim
O que é Halloween?
Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro.
O termo tem origem na expressão em inglês “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos), pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro.
A cultura de celebração do Halloween é muito forte em países de língua anglo-saxônica, sobretudo nos Estados Unidos. Com o tempo, o feriado ganhou popularidade e hoje é comemorado, ainda que em menor escala, em grande parte do mundo.
A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses aos Estados Unidos, onde a data é considerada feriado.
Símbolos
A maioria dos símbolos característicos do Halloween possuem origem nos primórdios da tradição, enquanto outros foram agregados com o tempo. Entre os principais estão:
As cores laranja e preto: O Halloween é associado com as cores laranja e preto pois o festival do Samhain era comemorado no início do outono, quando as folhas se tornam laranjas e os dias são mais escuros.
Lanterna de abóbora: a lanterna de abóbora (do inglês Jack o’lantern) tem origem em um conto celta sobre um rapaz que foi proibido de entrar no céu e no inferno e vaga eternamente com sua lanterna em busca de descanso.
A tradição de entalhar abóboras teve início nos Estados Unidos. Antes, os países de origem celta entalhavam nabos e inseriram velas no interior com o objetivo de afastar espíritos.
Exemplos de lanternas de abóbora (Jack o'lantern). A tradição dos celtas de inserir velas em nabos ocos foi levada para os Estados Unidos, onde as abóboras grandes e macias se tornaram a melhor opção. O costume, que antes se limitava a entalhar rostos nas abóboras, atualmente envolve diversos formatos.
Máscaras e fantasias: os celtas acreditavam que no dia do Samhain, máscaras e fantasias ajudavam a enganar os espíritos, que não reconheciam os humanos continuavam vagando pelo mundo sem incomodar.
Atualmente, o Halloween é fortemente marcado por festas à fantasia que geralmente seguem a temática sombria de bruxas, zumbis, esqueletos, etc. No entanto, em países onde a tradição não é tão seguida (a exemplo do Brasil), as festas costumam envolver qualquer tipo de fantasia.
Esqueletos e fantasmas: para os celtas, os mortos assumiram, entre outras formas, a de esqueletos e fantasmas.
Morcegos: os festivais de Samhaim sempre envolviam o uso de fogueiras, que acabavam por atrair morcegos.
Gostosuras e travessuras: do inglês trick or treat, teve origem na Grã-Bretanha mas foi popularizado nos Estados Unidos nos anos 50. A atividade é voltada para crianças que, fantasiadas, batem de porta em porta perguntando “gostosuras ou travessuras?”. Caso a pessoa não dê algum brinde como doces ou dinheiro, as crianças fazem alguma travessura na sua casa.