Respostas
Resposta:
descolonização espanhola da África, iniciou-se primeiramente no Saara Ocidental (anteriormente conhecido como Rio de Ouro) no ano de 1975.
Chamava-se assim porque, antes da corrida do ouro no Brasil, descoberto pelos portugueses, o maior produtor de ouro do mundo era o Saara Ocidental ou Río de Oro, mas não se produzia nada, porque o solo era composto inteiramente de areia desértica e havia poucas chuvas nos anos. Por isso, quando o ouro acabou, a Espanha deixou o Río de Oro. Outros processos de independência ocorreram nas outras colônias espanholas, incluindo a independência do Guiné Equatorial (que se teve com o aceito espanhol com relação a ter autonomia diante a Espanha) em 12 de outubro de 1968, assim como o resgate dos antigos territórios do Marrocos Espanhol pelo Marrocos, depois que este deixou de ser um protectorado francês.
Resposta:
Descolonização da África ocorreu durante no século XX quando as populações dos territórios africanos ocupados conseguiram expulsar o invasor europeu e assim, conquistar a independência.
O primeiro país africano a ser independente foi a Libéria, em 1847; e o último, a Eritreia, em 1993.
Os processos de independência na África se iniciaram no início do século XX, com a independência do Egito. No entanto, somente após Segunda Guerra Mundial, com as potências europeias enfraquecidas, os países africanos alcançaram a independência.
As populações dos países africanos foram convocadas para participar do esforço de guerra e muitos lutaram no conflito. Ao terminar, imaginaram que teriam mais autonomia, porém não foi isso que aconteceu. O colonialismo continuou como antes da guerra.
-Causas
Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, a ONU passa a pressionar as potências imperialistas para que ponham fim à colonização.
Descolonização Africana
Monumento ao "Renascimento Africano" erguido em Dacar, Senegal.
Igualmente, o mundo vivia a Guerra Fria, a disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos (capitalismo) e URSS (socialismo).
Ambos os países apoiavam o lado rebelde que mais se aproximava às suas ideias a fim de cooptá-los para sua esfera de influência.
Do mesmo modo, as ideias pan-africanistas conquistavam o continente africano com seu pensamento pela unidade africana.