• Matéria: Português
  • Autor: Vanda221
  • Perguntado 7 anos atrás

Questão A

No livro Léxico e Semântica (Alta Books Editora), do autor Claudio Cezar Henriques, em um dos temas sobre o estudo da significação, Henriques cita veementemente o linguista Rodolfo Ilari. Este, demonstra que uma de suas preocupações é a pouca atenção quanto à dinâmica das aulas de língua portuguesa. Na visão de Ilari, as aulas poderiam ser mais dinâmicas, demonstrando usos reais da prática oral e escrita para pessoas que já têm tal idioma como língua materna. Ilari afirma que há um empobrecimento no ensino da produção textual, uma das melhores formas de se praticar a língua de forma competente. Assim, Ilari (2011, p. 11 apud HENRIQUES, 2018, p. 128) argumenta que: “O tempo dedicado a esse tema é insignificante, comparado àquele que se gasta com “problemas” como a ortografia, a acentuação, a assimilação de regras gramaticais de concordância e regência, e tantos outros, que deveriam dar aos alunos um verniz de “usuário culto da língua”.

Explique, a partir do fragmento de texto acima, por que as questões gramaticais se sobressaem ao estudo efetivo das produções de sentido de um texto? Cite um exemplo que você tenha presenciado, em seu dia a dia, sobre essa questão.

Respostas

respondido por: brendaisis
9

O texto aborda a ideia que se tem de que a elegância presente na escrita certamente é mais considerada como essencial do que o próprio conteúdo que apresenta o texto.

O autor do trecho acima evidencia que por diversas vezes, o usuário culto da língua é aquele que segue as normas gramaticais, transmitindo uma ideia de conhecimento abrangente dos aspectos inerentes às regras impostas pela gramática.

Perguntas similares