A partir da leitura do texto-base “Bases Teórico-metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e práticas de ensino”, apresentado na semana 1, assinale a alternativa que apresenta a categoria de análise correspondente à descrição:
“Tem a ver com uma problemática relacional de indivíduos e seus lugares de prática, que resulta em formas espaciais, compostas de tessituras, nós e redes. A categoria envolve elementos como o poder, o campo de forças e a identidade”
Lugar.
Paisagem.
Território.
Região.
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 2
2 pts
De acordo com o texto-base “Bases Teórico-metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e práticas de ensino”, devem nortear as práticas dos professores de Geografia:
Construir uma ideia de que a Geografia é uma ciência complexa com conhecimentos em permanente reelaboração.
Construir a ideia de que a Geografia é uma ciência para a vida cotidiana e dá conta de toda a realidade.
Construir uma ideia de que os conhecimentos geográficos são fundamentais para significar dados e informações.
Estão corretas as afirmativas I, II e III.
Estão corretas as afirmativas I e III.
Estão corretas as afirmativas II e III.
Estão corretas as afirmativas I e II.
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 3
2 pts
O vídeo “A Perilampéia e os dois meninos de Tatipurum”, de Joel Rufino, apresenta uma maneira divertida de explicar a nossa posição no planeta Terra, utilizando fenômenos observados no cotidiano para embasar cada uma das explicações. Após análise do vídeo e leitura dos materiais de referência, assinale a alternativa correta:
Considerando a importância da contextualização e investigação para a construção do conhecimento junto às crianças para que ela consiga provar que não há ninguém de “cabeça para baixo” sob a superfície da Terra.
Há “em cima e embaixo” na Terra porque atração gravitacional atua da mesma maneira em todo o planeta, fazendo com que os objetos estejam ligados à sua superfície, pois estão sendo “puxados” para o centro do planeta pela força da gravidade. A noção de “em cima e embaixo” na Terra é algo relativo.
Não há “em cima e embaixo” na Terra porque a atração gravitacional atua da mesma maneira em todo o planeta, fazendo com que os objetos estejam ligados à sua superfície, pois estão sendo “puxados” para o centro do planeta pela força da gravidade. A noção de “em cima e embaixo” na Terra é algo relativo.
Há “em cima e embaixo” na Terra porque a atração gravitacional não atua da mesma maneira em todo o planeta, fazendo com que os objetos estejam ligados à sua superfície, pois estão sendo “puxados” para o centro do planeta pela força da gravidade. A noção de “em cima e embaixo” na Terra é perceptível.
Não há “em cima e embaixo” na Terra porque a atração gravitacional não atua da mesma maneira em todo o planeta, fazendo com que os objetos estejam ligados à sua superfície pois estão sendo “puxados” para o centro do planeta pela força da gravidade. A noção de “em cima e embaixo” na Terra é algo relativo.
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 4
2 pts
No texto “Cartografia e Infância”, é apresentada a relação entre o conhecimento do próprio corpo e o conhecimento do espaço, uma análise feita a partir dos primeiros eixos representados nos desenhos das crianças, as quais empregam nessa prática as primeiras noções de cartografia. De acordo com a análise, nos desenhos, o eixo principal para estabelecer fatores da organização espacial humana é o:
Diagonal.
Vertical.
Horizontal.
Lateral.
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 5
2 pts
Tomando como base o texto “Cartografia e Infância”, podemos considerar que existem quatro etapas até a conquista da representação tridimensional do espaço pela criança. Selecione a alternativa que apresenta uma das principais características espaciais apresentadas em seus desenhos:
O desdobramento ou rebatimento dos elementos no plano frontal.
A perspectiva convencional.
A busca da profundidade.
A angulação.
Respostas
Resposta: Questão 1 -> Território
Questão 2 -> Estão corretas as afirmativas I e III.
Questão 3-> Não há “em cima e embaixo” na Terra porque a atração gravitacional atua da mesma maneira em todo o planeta, fazendo com que os objetos estejam ligados à sua superfície, pois estão sendo “puxados” para o centro do planeta pela força da gravidade. A noção de “em cima e embaixo” na Terra é algo relativo.
Questão 4 -> Vertical
Questão 5-> O desdobramento ou rebatimento dos elementos no plano frontal.
Explicação:
Questão 2 -> 2. Construir a ideia de que a Geografia é uma ciência para a vida cotidiana e dá conta de toda a realidade. (dá conta de uma parte da realidade somente)
1 – Território.
O território envolve uma problemática relacionada aos indivíduos e seus lugares práticos, resultando em formas espaciais.
2 - Estão corretas as afirmativas I e III.
As Bases Teórico-metodológicas da Geografia devem ser a base das práticas dos professores da disciplina construindo uma ideia de que a geografia consiste em uma ciência complexa.
3 - Não há “em cima e embaixo” na Terra porque a atração gravitacional atua da mesma maneira em todo o planeta, fazendo com que os objetos estejam ligados à sua superfície, pois estão sendo “puxados” para o centro do planeta pela força da gravidade. A noção de “em cima e embaixo” na Terra é algo relativo.
No planeta Terra, a atuação da gravidade é igual em todo o planeta, de forma com que os objetos se encontram ligadas à superfície.
4 - Vertical.
O eixo principal para o estabelecimento de fatores da organização espacial humana é o vertical.
5 - O desdobramento ou rebatimento dos elementos no plano frontal.
São características espaciais fundamentais o desdobramento e o rebatimento dos elementos no plano frontal.
Bons estudos!