Questão A
Vamos relembrar nosso estudo sobre os Princípios do associativismo, os quais são reconhecidos pelas cooperativas, porque expressam a crença de que unidos podem colaborar para encontrar soluções para diversos problemas que podem surgir em uma sociedade.
Você estudou que a primeira cooperativa a aplicar princípios básicos do cooperativismo, foi uma cooperativa de consumo em 1844, formada por 28 tecelões, conhecidos como os “pioneiros de Rochdale”. Hoje, o planejamento desses pioneiros tornou-se o documento orientador de todas as cooperativas – o estatuto.
Os princípios cooperativistas, foram idealizados a partir da criação da Aliança Cooperativa Internacional em 1895. Em 1921, os princípios de Rochdale foram recomendados como critérios para filiação à ACI. A reformulação mais recente foi iniciada em 1988 e concluída em 1995.
Com base em seus estudos sobre Princípios, elabore e apresente a evolução dos 7 princípios cooperativistas (1937, 1966, 1995), segundo a Aliança Cooperativa Internacional (ACI).
Para responder a questão, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e videoaulas da disciplina.
Respostas
Resposta:
Durante o décimo quinto Congresso da ACI em 1937, em Paris, foi aprovada a atualização dos princípios cooperativistas, divididos em duas categorias, princípios essenciais como condição de adesão e métodos essenciais de ação e organização, a saber. Houve também a exclusão dos princípios de educação cooperativa e neutralidade política e religiosa como condição essencial de filiação à ACI, não foi ao acaso, e pode ser considerada como uma manobra política, pois na Inglaterra, na Bélgica e em outros países as cooperativas estavam estreitamente vinculadas aos partidos socialistas ou contavam com um partido cooperativista.
Após quase 30 anos, em 1966 em Viena, após analise de uma comissão especial para examinar a aplicabilidade dos princípios cooperativistas nas diversas partes do mundo e em diferentes sistemas econômicos, alterou o principio da venda de dinheiro para constituição de um fundo para educação dos cooperados e público em geral e o principio da ativa colaboração entre cooperativas em todos os planos.
Em Manchester, após quase 30 anos novamente em 1995, se teve a reformulação mais recente dos princípios cooperativistas, após o crescimento quantitativo e empresarial das cooperativas fez com que os valores básicos do cooperativismo fossem substituídos pela eficiência econômico-administrativa e pela necessidade de encontrar respostas eficazes ao crescente desafio de um mercado extremamente competitivo e monopolista.
Explicação:
http://estudio01.proj.ufsm.br/cadernos_cooperativismo/primeira_etapa/arte_introduc_cooperativismo.pdf