Existiam 3 categorias de profissionais q trabalhavam nas oficinas medievais,qual era a função de cada uma delas?
Respostas
Resposta: Mestre-artesão, oficiais jornaleiros e aprendiz.
Explicação:
O dono de uma oficina era conhecido como o mestre-artesão. Ele possuía os contatos comerciais necessários para vender a produção, era proprietário das ferramentas e obtinha a matéria-prima a preços mais baixos.
Logo abaixo do mestre-artesão estavam os oficiais jornaleiros, também conhecidos como companheiros. Na qualidade de artesãos – e muitas vezes tendo um grau de parentesco próximo ao mestre, os oficiais executavam grande parte das tarefas ligadas ao processo produtivo.
Na última escala da hierarquia de uma oficina temos os aprendizes. Em geral, o aprendiz era um jovem que disponibilizava a sua ajuda aos artesãos enquanto tomava conhecimento das técnicas empregadas na produção de uma mercadoria.
Elas são:
Mestres do ofício
Aprendizes
Jornalistas
Mestres de ofício:
Eram os donos da oficina e tinham muita experiência em seu ramo de trabalho. Eles detinham o conhecimento, as ferramentas e a matéria-prima, sendo responsáveis por passar todo o aprendizado aos aprendizes e escolher os oficiais
Aprendizes:
o aprendiz era um jovem que disponibilizava a sua ajuda aos artesãos enquanto tomava conhecimento das técnicas empregadas na produção de uma mercadoria. Em troca dos seus serviços, o aprendiz recebia moradia, alimentação e vestuário
Jornaleiros:
também conhecidos como companheiros,tendo um grau de parentesco próximo ao mestre,executavam grande parte das tarefas ligadas ao processo produtivo. Em troca ganhavam um salário estipulado pelo mestre e que variava muito em função do desempenho comercial apresentado pela oficina.
Obrigada pela atenção,espero ter ajudado!!!( não repare nos erros ortográficos se tiver)