Para o pensador Thomas Samuel Kuhn (1922-1996), o conceito de "ciência" não é único e nem o mesmo em todas as sociedades. Para Kuhn, o saber científico é uma espécie de consenso teórico entre uma certa comunidade de cientistas que tem como base de construção elementos subjetivos e culturais, constituindo-se, assim, como um "paradigma", um "modelo" em permanente e contínua mudança. Sobre a ciência jurídica, assinale a alternativa CORRETA:
O que atualmente chamamos de "Direito" é um paradigma técnico normativo construído pelos Tribunais.
A "secularização" do saber moderno tornou o Direito um saber moral.
O Direito Moderno é uma construção sociocultural edificada desde o contexto histórico da modernidade.
O Direito não pode ser um paradigma, uma vez que como instrumento de controle social não deve ser mutável, pois se assim fosse não seria possível garantir a segurança jurídica nas relações sociais.
Respostas
Resposta:
Resposta: O Direito não pode ser um paradigma, uma vez que como instrumento de controle social não deve ser mutável, pois se assim fosse não seria possível garantir a segurança jurídica nas relações sociais.
Explicação:
Se entendermos o Direito enquanto reflexão filosófica, ele de fato não pode ser um paradigma mas pode ser fundamento para inúmeros paradigmas a partir dele, principalmente pela instrumentalidade jurídica das leis, ou seja, o modus operandi de atuação diante das leis o Direito pode estabelecer paradigmas mas em virtude das relações humanas serem dinâmicas, sendo um paradigma, o Direito seria Uno como no jusnaturalismo e seria o mesmo para o todo sempre!
Espero ter ajudado pois não sou formado em Dreito!
Resposta:
Na realidade, a resposta correta é: O Direito Moderno é uma construção sociocultural edificada desde o contexto histórico da modernidade.
Explicação:
Gabarito da questão.