Respostas
Resposta:
A principal causa do aquecimento global é a emissão de gases de efeito estufa. A emissão dos gases do efeito estufa, segundo estudos recentes, aumentaram em 70%, no período de 1970 a 2004. Os principais motivos desse aumento são: Uso de combustíveis fósseis.
O QUE É? O aquecimento global, é o aumento da temperatura média da terra. Você acha que isso é um problema recente? Na verdade, já remonta a alguns anos, desde a grande industrialização humana. Um exemplo, é que o século XX foi considerado o mais quente desde a última era glacial humana. Estudos realizados em 2017 apontam que existem 90% de chances do aumento das temperaturas médias, no século XXI, para valores entre 2 a 4,9 °C. Ou seja, esse problema só vem crescendo cada vez mais. Um aumento de 2 °C já resultaria em graves e irreversíveis problemas ambientais.
CAUSA DP AQUECIMENTO GLOBAL! A principal causa do aquecimento global é a emissão de gases de efeito estufa. A emissão dos gases do efeito estufa, segundo estudos recentes, aumentaram em 70%, no período de 1970 a 2004. Os principais motivos desse aumento são:
- Uso de combustíveis fósseis. A queima de combustíveis fósseis usados em automóveis movidos a gasolina e óleo diesel libera dióxido de carbono, considerado o maior responsável pela retenção de calor;
- Desmatamento. O desmatamento além de destruir grandes áreas de floresta, também libera gases de efeito estufa;
- Queimadas. Ela da vegetação libera quantidades significativas de dióxido de carbono;
- Atividades Industriais. As indústrias que fazem uso de combustíveis fósseis também são responsáveis pela emissão de gases poluentes. Essa situação compreende a maior parte da emissão de gases de efeito estufa em países desenvolvidos Gases poluentes formam uma espécie de coberto no planeta, impedindo que a radiação solar que entra, volte para o espaço. Isso causa:
Consequências
- Mudança na composição da fauna e da flora pelo mundo;
- Derretimento de grandes massas de gelo das regiões polares, ocasionando o aumento do nível do mar. Isso poderá levar a submersão de cidades litorâneas, forçando a migração de pessoas;
- Aumento de casos de desastres naturais como inundações, tempestades e furações;
- Extinção de espécies;
- Desertificação de áreas naturais;
- As secas poderão ser mais frequentes;
- As mudanças climáticas podem ainda afetar a produção de alimentos, pois muitas áreas produtivas podem ser afetadas.