• Matéria: História
  • Autor: manustudiooriginal
  • Perguntado 7 anos atrás

Explique a condição dos escravos de ganho e qual era sua relação com o número maior de alforrias em Minas Gerais.

Respostas

respondido por: ELIELSYS
35

Resposta:Os escravos de ganho eram escravos que, no período colonial e no Império, eram capturados pela elite em batalhas, realizavam tarefas remuneradas a terceiros, e repassava parte da quantia recebida para o seu senhor.

Foi relativamente comum este tipo de escravo conseguir formar um pecúlio, que empregava na compra de sua liberdade, pagando ao senhor por sua alforria. Embora conhecida desde o século XVII nas áreas urbanas, na época do Império a prática foi mais controlada pelo estado, que concedia licença aos proprietários para o seu uso. As principais atividades a que se dedicavam eram as de carregadores, doceiras e pequenos consertos, embora alguns senhores induzissem as escravas à prostituição, o que era proibido por lei.

Esses escravos, apesar de que podiam ser terrivelmente punidos se não arrecadassem os valores exigidos pelos seus senhores, tinham certas vantagens sobre os outros tipos de escravos isso por que tinham maior mobilidade, fazendo com que eles tivessem mais possibilidades de circulação do que os escravos das áreas rurais e mineradoras


yasminabreumim2004: parabéns! Obrigada pela ajuda!
Perguntas similares