Leia com atenção a citação a seguir:
O trabalho de Popper recebeu muitas críticas. Alguns alegam que ele apresentou uma visão idealista de como os cientistas empreendem seu trabalho, e que a ciência é praticada de maneira diferente do que sugere Popper. Contudo, sua ideia de falsificabilidade, ainda é usada para distinguir entre alegações científicas e não científicas. [...]. (BUCKINGHAM, Will et al., 2011, p. 265).
Sobre a teoria defendida por Popper, assinale a opção INCORRETA:
“Falsificabilidade” diz respeito à possibilidade de submeter a teoria a testes.
“Falsificabilidade” significa dizer que a ciência entra em crise quando um paradigma não consegue mais sustentar a investigação científica em determinada área de conhecimento.
Testes e experimentos são tentativas de refutação de uma teoria.
Para Popper, o objetivo dos testes a que submetemos uma teoria é falsificá-las e não verificá-la.
Segundo o falsificabilismo, se uma teoria é declarada falsa, ela não necessariamente é descartada, mas pode ser melhorada.
Respostas
Sobre a teoria defendida por Popper, a opção INCORRETA:
“Falsificabilidade” significa dizer que a ciência entra em crise quando um paradigma não consegue mais sustentar a investigação científica em determinada área de conhecimento.
A filosofia de Popper, o racionalismo crítico, ocupa-se de questões relativas à teoria do conhecimento e suas leis.
A existência de um problema é o ponto de partida para a aprendizagem nos seres vivos de um modo geral. Em verdade, para Popper, o conhecimento humano cresce por um processo que é de tentativa e eliminação de erro.
Para Popper, as teorias científicas são sempre conjecturas e a história da ciência mostra teorias que durante um certo período de tempo foram corroboradas e, apesar disso, acabaram se tornando problemáticas.
Não há forma de se provar a verdade de uma teoria científica, por mais corroborada que uma teoria seja, não está livre de crítica e no futuro poderá se mostrar problemática e poderá ser substituída por outra. Assim, o critério de demarcação proposto por Popper é a testabilidade, refutabilidade ou falsificabilidade para as teorias científicas.
Bons estudos!