• Matéria: Administração
  • Autor: layanedosanimais
  • Perguntado 7 anos atrás

Um dos aspectos que envolve o conhecimento sobre o sistema produtivo é compreender o que a empresa fabrica (se for a transformação de um produto) ou realiza (se for uma prestação de serviço. Segundo SlacK et al (2006) algumas das formas de compreender este contexto envolvem os outputs de processos, onde o mesmo considera:

1. Volume de output, sendo:

implicações de baixo volume: sistema produtivo que tem baixa repetição; cada funcionário participa mais do trabalho; menor sistematização; alto custo unitário;

implicações de alto volume: sistema produtivo com alta repetitividade; especialização; sistematização; capital intensivo; baixo custo unitário;

2. Variedade de output:

implicações de alta variedade: flexível; completo; atende às necessidades do consumidor; alto custo unitário;

implicações de baixa variedade: bem definida; rotineira; padronizada; regular; baixo custo unitário; (SLACK et al., 2006).



Com base no desenvolvimento do texto apresentado pelo autor, qual sua compreensão sobre:

a) Disserte sobre o contexto “Repetição” em relação à empresas de alto e baixo volume de produção, ou seja, porque uma tem alta repetição e a outra tem baixa repetição em seus processos.

b) Disserte sobre o contexto “Custos” em relação à empresas de alta e baixa variedade de produção, ou seja, porque uma tem alto custo e a outra tem baixo custo produtivo.

c) Dê um exemplo de tipos de empresas que tenha alto volume de produção, e um outro exemplo de empresas que tem alta variedade de produção. Justifique as respostas.

Respostas

respondido por: nerd00785
0

Resposta:

A Administração da Produção é a maneira pela quais as organizações produzem bens e serviços e, atualmente, passou a ser também denominada como Gestão de Operações, uma vez que toda organização, quer vise lucro quer não, tem dentro de si uma função de operações, pois gera algum "pacote de valor" para seus clientes, que inclui algum composto de produtos e serviços. (CORRÊA e CORRÊA, 2006).

Segundo Slack et al (2002), a administração da produção é o termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção. Nesse mesmo sentido, Rocha (1995) a define como a parte da administração que comanda o processo produtivo, a utilização dos meios de produção e os processos administrativos, buscando a elevação da produtividade.

Para Tubino (1997), a função produção é o centro dos sistemas produtivos, responsável por gerar bens ou serviços comercializados pelas empresas, por meio de um ou mais processos de conversão. Sob esta ótica, Slack et al (2002) afirmam que, para que essa função seja eficaz, devem-se usar eficientemente seus recursos e produzir bens e serviços de maneira que satisfaçam seus consumidores. Além disso, ela deve ser criativa, inovadora e vigorosa para introduzir novas e melhoradas formas de produção, a fim de proporcionar à organização meios de sobrevivência em longo prazo, oferecendo-lhe vantagem competitiva sobre seus rivais.

Tubino (1999, p. 19) enfatiza que:

"A perda do poder de competitividade das empresas nacionais deve-se em grande parte a obsolescência das práticas gerenciais e tecnológicas aplicadas aos seus sistemas produtivos, tendo sua origem atribuída a cinco pontos básicos, quais sejam: deficiência nas medidas de desempenho, negligência com considerações tecnológicas, especialização excessiva das funções de produção sem a devida integração, perda de foco dos negócios, resistência e demora em assumir novas posturas produtivas".

Dessa forma, a administração da produção busca gerenciar o processo produtivo, adicionando valor aos bens e serviços produzidos fazendo uso dos processos administrativos: planejamento, organização, direção e controle, buscando elevação de produtividade.

Referências:

CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração da produção e operações. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2006. 690p.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual de Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Atlas, 1997. 220p.

________. Sistemas de Produção: a produtividade no chão de fábrica. Porto Alegre: Bookman, 1999.

Gostou(0)Recomenda? (0)

Compartilhe:

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!

Clique aqui e faça seu login.

Kênia Santos

Administrador - UFCG Mestre em Administração - UFPB Especialista em Gestão de Pessoas - IES/PB Atua como docente no curso de Administração e Gestão Comercial - UNESC Faculdades Consultora e Coaching Organizacional - KaptaRH Consultoria e Projetos.

by TaboolaSponsored LinksMais De Web

Onde Robinho mora aos 35 anos é de cortar o coração

Finance Nancy

Famosos que morreram sem que ninguém soubesse

PsychicMonday

Que tipo de nariz você tem? É isso que diz sobre a sua personalidade!

Conselhos E Truques

Pílula que zera a fome e seca gordura invade academias em Goioerê

PhytoPower Caps

3x mais forte que hialurônico! Cientistas forçam pele a não ter rugas

Nova Serum

A incrível transformação do Honey Boo Boo é simplesmente inspiradora

FinanceBlvd

Mais do Administradores

Dá para vender apesar da crise?

Quatro boas práticas de quem está conseguindo

UX Writing: a voz do usuário

Se você trabalha com marketing, provavelmente já deve ter ouvido sobre a importância da experiência do usuário nas suas estratégias

Mauro Kreuz comenta o cenário atual da Administração no Brasil na CBN

Kreuz afirmou que a sociedade está doente por ausência de princípios morais e éticos que a tornam vulnerável, gerando insegurança para as instituições, empresas e governos

ADM TESTES: Você está preparado para ser CEO?

Se a empresa onde você trabalha precisasse, urgentemente, de uma nova pessoa para ocupar o cargo de CEO... Você estaria preparado para assumir?

Novidades em telecomunicações das operadoras regionais

Em um cenário com cada vez mais dispositivos por pessoa, não somente as empresas de tecnologia evoluíram, mas também os provedores do serviço

Autossabotagem: não deixe a sua mente trabalhar contra você

Quem nunca interferiu negativamente, mesmo de forma inconsciente, na sua própria vida, sendo ela pessoal ou profissional?

Conselhos de administração e o compliance nas empresas

Perguntas similares