Pensando nos conteúdos dos textos trabalhados nesta semana em nossa disciplina, analise e classifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação à brincadeira de esconde-esconde (aquela na qual o adulto pergunta “onde está o bebê?”):
Caracteriza-se como uma brincadeira superficial, portanto deve ser considerada como pouco enriquecedora para o desenvolvimento da criança envolvida.
[ Selecionar ] ["Falso", "Verdadeiro"]
Uma característica dessa brincadeira é limitar e tornar muito familiar o domínio semântico em que estão empregadas as diferentes produções do adulto.
[ Selecionar ] ["Falso", "Verdadeiro"]
A brincadeira oferece uma estrutura da tarefa altamente previsível, com claros momentos de corte, nos quais um e outro envolvido podem introduzir funcionalmente suas vocalizações.
[ Selecionar ] ["Falso", "Verdadeiro"]
São características dessa brincadeira a versatilidade e a positividade para a inovação.
[ Selecionar ] ["Falso", "Verdadeiro"]
A brincadeira oferece oportunidade para a criança encarar fobias profundas, ainda em estágio muito inicial do desenvolvimento, o que pode comprometê-lo no futuro.
Respostas
Sobre a brincadeira de esconde-esconde (aquela na qual o adulto pergunta “onde está o bebê?”:
( F ) Caracteriza-se como uma brincadeira superficial, portanto deve ser considerada como pouco enriquecedora para o desenvolvimento da criança envolvida.
( V ) Uma característica dessa brincadeira é limitar e tornar muito familiar o domínio semântico em que estão empregadas as diferentes produções do adulto.
( V ) A brincadeira oferece uma estrutura da tarefa altamente previsível, com claros momentos de corte, nos quais um e outro envolvido podem introduzir funcionalmente suas vocalizações.
( V ) São características dessa brincadeira a versatilidade e a positividade para a inovação.
( F ) A brincadeira oferece oportunidade para a criança encarar fobias profundas, ainda em estágio muito inicial do desenvolvimento, o que pode comprometê-lo no futuro.
Na brincadeira de esconde-esconde, adultos e bebes podem interagir, porque existe entre ambos o reconhecimento de suas próprias subjetividades, podendo "ler" suas intenções, diante da previsibilidade.
Assim, na brincadeira, partilham de situações rotineiras e sequenciadas onde cada um sabe o que deve ser feito, mantendo a interação e desenvolvendo a comunicação.
Bons estudos!