• Matéria: Química
  • Autor: juliopedrosouobixo
  • Perguntado 7 anos atrás

O pH normal do sangue é 7,4. Distúrbios que causem a aceleração da respiração, removendo muito dióxido de carbono pelo pulmão, ou que dificultem a respiração, acumulando dióxido de carbono, alteram o pH do sangue de acordo com a equação química abaixo:

CO2(g) + 2 H2O(l) ↔ H3O+(aq) + HCO3-²(aq). A partir dessas informações, a contribuição com o que foi citado acima acontece quando:

a) aumenta a concentração de CO2 no sangue, isso proporcionará diminuição da concentração de H3O+.

b) uma pessoa apresenta aumento da frequência respiratória em consequência, por exemplo, de um distúrbio nervoso, ocorre aumento da acidose sanguínea.

c) aumenta a alcalinidade sanguínea podendo ser atenuado fazendo com que o paciente expire e inspire o próprio ar (respiração mais rica em dióxido de carbono).

d) o sistema H2CO3/HCO3-², é um dos tampões responsáveis pela regulação da concentração de H3O+ no sangue.

e) aumenta a concentração de CO2 nos pulmões, fazendo com que o indivíduo beba muita água para deslocar o equilíbrio para esquerda.

Respostas

respondido por: Danas
0

A alternativa B) é a correta.

A acidose sanguínea pode levar um individuo a uma maior frequência respiratória, isso ocorre na tentativa do organismo de tentar restabelecer o pH sanguíneo.

A concentração de CO2 também, mas se for um problema obstrutivo, só irá gerar mais estresse ao corpo.

A alcalinidade é melhor resolvida com o uso de solução fisiológica normal, a respiração é uma boa solução para a acidose.

HCO3- é uma acido, e não um tampão.

Espero ter ajudado!


juliopedrosouobixo: Mas no caso, o aumento da respiração (Hiperventilação) não causa Alcalinose?
Perguntas similares