Respostas
Resposta:Alfredo d’Escragnolle Taunay nasceu no Rio de Janeiro, em 1843. Estudou Humanidades no Colégio Pedro II e cursou Ciências Físicas e Matemáticas na Escola Militar. Foi nomeado segundo-tenente e participou da guerra do Paraguai, além de campanhas militares. No Rio de Janeiro publicou a primeira parte da obra A retirada da Laguna sobre a guerra com o Paraguai e a retirada dos brasileiros em razão da derrota.
Ingressou na carreira política, foi deputado e presidente da província de Santa Catarina e Paraná, além de senador também por Santa Catarina. Recebeu o título de visconde e afastou-se da política com a proclamação da República, já que sua visão era monárquica. Após deixar seu posto no exército como major, dedicou-se não só à política, mas também às letras. Escreveu romances famosos do século passado. Sua principal obra é Inocência (1872).
Resposta: Alfredo Maria Adriano d”Escrangnolle Taunay : Posteriormente, no ano de 1859, iniciou o curso de Ciências Físicas e Matemáticas da escola Militar. Em 1864, tornou-se segundo-tenente de artilharia; inscreveu-se no 2º ano de Engenharia Militar, porém não o concluiu, devido à convocação para a Guerra do Paraguai. Foi ajudante na Comissão de Engenheiros na Expedição de Mato Grosso. Tal experiência transformou-se em grande inspiração para o seu primeiro livro em 1868, que fora intitulado de “Cenas de viagem”.
Teve, ao longo da vida, importantes participações militares, dentre elas a produção do Diário da Guerra. Após a guerra conseguiu terminar o curso de Engenharia, passando a professor de Geologia e Mineralogia da Escola Militar.
Candidatou-se, por indicação do Visconde do Rio Branco, a deputado geral do Estado de Goiás, que o elegeu em 1872, sendo renovado seu mandato em 1875. Foi presidente da província de Santa Catarina de 1876 a 1877. Em 1878 viajou para a Europa, em uma longa jornada de estudos.
Retornou ao Brasil em 1880, lutando por diversas causas importantes, como o casamento civil e a libertação gradual dos escravos.
Passou por diversas fases de candidatura até o ano de 1888, e em 1889 recebeu o título de Visconde. Sua carreira nos negócios públicos foi encerrada com a proclamação da República, visto que permaneceu monarquista até o fim de seus dias.
espero ter ajudado!