A utilização de animais em pesquisa é uma prática utilizada há milhares de anos, desde que a ciência existe. Muitas pesquisas trazem benefícios para o desenvolvimento da ciência e de novas tecnologias na área da saúde, porém o uso de animais nas pesquisas, muitas vezes pode ser substituído por outros métodos alternativos. É de extrema importância que os pesquisadores façam uma análise da real necessidade do uso dos animais na elaboração de seus projetos.
Na Inglaterra em 1959 o zoólogo Willian Russel e o microbiologista Rex Burch publicaram a Obra “The Principles of Human Experimental Technique, com princípios para o uso de animais em experimentos conhecidos como princípio dos 3 Rs.
Como explicaria esses princípios?
Respostas
Resposta:
Normatizar o uso de animais em ensino ou pesquisa científica em instituições que criam, mantêm ou utilizam animais para ensino ou pesquisa científica no país.
Explicação:
Resposta:
Os princípios buscam diminuir quanto puder o estresse, irritabilidade, angústia, ansiedade, pânico, entre outros sintomas de destresse dos animais durante a pesquisa/experimentos. A aplicação deles é considerada a base para uma ciência de qualidade.
Explicação:
REPLACEMENT- SUBSTITUIÇÃO
São métodos que substituem ou evitam o uso dos animais protegidos em experimentos onde eles seriam utilizados.
REDUCTION- REDUÇÃO
São métodos que minimizem o numero de animais utilizados por estudo.
REFINMENT- REFINAMNETO
São métodos que minimizem a dor, sofrimento ou dano duradouro que pode ser experimentado pelos animais.