Respostas
Resposta:
LDL, o “colesterol ruim”
Em inglês, a sigla LDL vem de low density lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade. E, a bem da verdade, essa molécula não é um colesterol.
O que ela faz é carregar as partículas de colesterol do fígado e de outros locais para as artérias. Ou seja, se anda em excesso na circulação, ela provoca um acúmulo nos vasos que pode, com o tempo, entupi-los ou formar trombos. Esse é o estopim para o infarto e o acidente vascular cerebral. As taxas ideais de LDL variam de pessoa para pessoa, segundo a diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Quem tem maior risco de sofrer um ataque cardíaco deve mirar níveis especialmente baixos dessa molécula. Mudanças no estilo de vida e remédios entram em cena para controlá-los.
HDL, o “colesterol bom”
Já o termo HDL vem de high density lipoprotein, ou lipoproteína de alta densidade, em português. E essa molécula tem uma ação contrária à do LDL. Como um faxineiro, o HDL remove o colesterol das artérias e os leva de volta para o fígado, impedindo seu acúmulo. Daí porque é desejável mantê-lo em alta.
Hoje em dia, pede-se para as pessoas almejaram uma taxa acima de 40 mg/dl. Acontece que os estudos com drogas que elevam esses índices não mostraram grandes benefícios para o coração.
Assim, o que se preconiza hoje em dia é aumentar a concentração de HDL principalmente com atividade física.
Explicação:
- HDL tem como função a captação de colesterol excessivo, com isso, ele poderá retirar o colesterol do sangue assim sendo chamados de bons.
- LDL causa excesso e não faz o retiro assim os transferindo para os vasos sanguíneos e por justa a ação são chamados de ruins.
(HDL-colesterol) e colesterol ruim (LDL-colesterol)?
HDL sendo, lipoproteína de alta densidade, são transportadores de fosfolipídeos (Bom) quanto LDL sendo, lipoproteína de baixa densidade, são transportadores de colesterol.
Lembrando que ambas podem transportar os dois tipos de molécula (Ruim).
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Qualquer duvida entre em contato.