Respostas
- Resposta:
Chuva ácida é um fenômeno atmosférico que ocorre especialmente em países com elevado nível de industrialização. Consiste na precipitação com elevada acidez, ou seja, a chuva possui grande concentração de ácidos como o dióxido de enxofre.
Explicação:
A chuva ácida pode ter origem natural ou antrópica. Os principais geradores naturais de chuva ácida são os vulcões, que emitem à atmosfera gases, partículas, compostos de enxofre e poeira; e os processos biológicos ocorridos nos solos, pântanos e oceanos, além da respiração animal e vegetal.
Já os principais contribuintes antrópicos à chuva ácida estão relacionados aos ambientes com grande concentração de indústrias e veículos. A queima de combustíveis fósseis para geração de energia e os gases lançados pelos veículos favorecem a formação de chuva ácida.
Os principais gases que provocam a chuva ácida ao reagirem com as partículas de água suspensas no ar são:
- Dióxido de enxofre: oriundo da combustão do carvão, fabricação de fertilizantes e aquecimento de minérios do grupo sulfato.
- Óxidos de nitrogênio: oriundos da combustão do carvão vegetal, da combustão de derivados do petróleo e da fumaça de cigarros.