DESAFIO
Leia o texto a seguir.
Orientações didáticas para os cursos escolares de Arte referem-se ao modo de realizar as atividades e às intervenções educativas junto dos estudantes nos domínios do conhecimento artístico e estético. São ideias e práticas sobre os métodos e procedimentos para viabilizar o aperfeiçoamento dos saberes dos alunos em Arte. Mas não são quaisquer métodos e procedimentos e sim aqueles que possam levar em consideração o valor educativo da ação cultural da arte na escola. As orientações didáticas referem-se às escolhas do professor quanto aos conteúdos selecionados para o trabalho artístico em sala de aula. A didática do ensino de Arte manifesta-se em geral em duas tendências: uma que propõe exercícios de repetição ou a imitação mecânica de modelos prontos, outra que trata de atividades somente autoestimulantes. Ambas favorecem tipos de aprendizagens distintas que deixam um legado empobrecido para o efetivo crescimento artístico do aluno.
(BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 69. Disponível em:
. Acesso em: 09 jul. 2015)
Agora, você deve pesquisar quais são as orientações didáticas sugeridas pelo PCN-Arte para o docente aplicar em sala de aula. Faça uma análise sobre o assunto em um texto de, no máximo, 10 linhas.
Respostas
No documento PCN-Arte, existe algumas recomendações para que haja um aproveitamento considerável e seja possível atingir o objetivo do aprendizado da matéria.
É recomendado que a escola preserve a autonomia do aluno e forneça para ele um contato sistemático com o conteúdo ( através de dinâmicas, aulas, etc ) que garantirão o progresso e integração como estudante. Uma das mais importantes, por que é necessário que o aluno compreenda que diversos momentos da história, foram marcados por suas peculiaridades e que nenhuma arte é melhor do que a outra.
Também é recomendado que haja uma interação grupal. A importância da dinâmica de grupo para o aprendizado do aluno para fortalecimento do conceito de grupo como socializador e idealizador de um universo imaginário. "O aspecto lúdico dessa atividade é fundamental". Preservar o caráter imaginativo do jovem é importante para que ele consiga ter referência para traçar o caminho para o futuro e entender também que ele é membro de uma sociedade e por meio da arte educá-lo.
Resposta:
O PCN orienta que as atividades propostas na área de arte devem garantir e ajudar as crianças e jovens a desenvolverem maneiras interessantes, imaginativas e criadoras de fazer e de pensar a arte, exercitando seus modos de expressão e comunicação. Os encaminhamentos didáticos expressam, por fim, a seriação de conteúdos da área e as teorias de arte e de educação selecionadas pelo docente . Nesse sentido, podemos entender que as orientações incentivam o docente a desenvolver atividades que sejam ligadas à realidade do aluno. O professor deve também apresentar, nessa perspectiva, novos saberes, culturas e linguagens para os discentes em sala de aula.