"Observei que, enquanto eu desejava considerar assim tudo como sendo falso, era obrigatório que eu, ao pensar, fosse alguma coisa. Percebi, então, que a verdade penso, logo existo era tão sólida e tão exata que sequer as mais extravagantes suposições dos céticos conseguiriam abalá-la. E, assim crendo, concluí que eu não deveria ter escrúpulo em aceitá-la como sendo o primeiro princípio da filosofia que eu procurava". (DESCARTES, 1972, p. 44)DESCARTES, René. Discurso sobre o método. São Paulo: Hemus, 1972René Descartes (1596-1650) é entendido como o pensador que deu os fundamentos do racionalismo, uma das concepções da Teoria do conhecimento.;Acerca deste assunto, julgue as proposições em Verdadeiro (V) ou Falso (F). A seguir, assinale a alternativa correta:(__) Os sentidos servem como porta de entrada das ideias; antes da experiência, a mente pode ser entendida como uma folha em branco.(__) O homem tem ideias inatas, que sempre estiveram em sua mente.(__) A razão está acima da experiência, evidência disto é que muitas coisas que os sentidos mostram são provadas como "falsas" pela razão.(__) No racionalismo nenhuma ideia vai parar na mente sem antes ter passado pelos sentidos. A) V, V, V, F. B) F, F, V, V. C) F, V, F, V. D) V, V, F, F. E) F, V, V, F.
Respostas
respondido por:
19
A alternativa D) é a correta.
A razão está acima da experiência, evidência disto é que muitas coisas que os sentidos mostram são provadas como "falsas" pela razão, mas nenhuma ideia surge na mente sem que antes se tenha a experiência.
A experiência sempre vem antes das ideias, mas a razão é que irá julgar a importância e a veracidade do que está sendo experienciado pelo individuo através dos seus sentidos.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás