As práticas pedagógicas sempre corresponderam a um modelo de material didático específico que esteve ou está ligado, direta ou indiretamente, ao conceito de Didática, que antecede até mesmo a formação docente inicial. As tendências e teorias que perpassaram a educação brasileira auxiliam o professor em seu processo de ensino. A alternativa que melhor caracteriza a Teoria da Pedagogia Crítico-Social é a: na teoria da pedagogia crítico- social, os conteúdos estão subordinados aos métodos. nessa teoria, os métodos precisam favorecer a correspondência dos conteúdos com os interesses dos professores. o material didático é o próprio conhecimento/conteúdo articulado às exigências do governo e do mercado de trabalho. nessa teoria, o processo de ensino e aprendizagem é baseado nas relações sociais e nos modos como estudantes adquirem conhecimento e lidam com ele socialmente. nessa teoria, o objetivo era privilegiar a prática para o mercado de trabalho
Respostas
respondido por:
18
nessa teoria, o processo de ensino e aprendizagem é baseado nas relações sociais e nos modos como estudantes adquirem conhecimento e lidam com ele socialmente.
A teoria crítico-social da educação compreende a teoria que se alinha com a proposta construtivista da educação, no sentido de que os educadores passam a atuar como mediadores do conhecimento.
Paralelamente, os mesmos educadores buscam estimular a autonomia e protagonismo dos alunos, para que se conscientizem sobre as problemáticas sociais, tornando-se críticos e reflexivos.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás