Em meio à globalização, especialmente com o aumento da mobilidade internacional dos capitais exportados pelos países centrais, vários países da chamada semiperiferia e ou de origem colonial passam por processos de modernização econômica, como, por exemplo, a ampliação da participação dos produtos industrializados na pauta das exportações. Sobre o processo da globalização, na última década, é correto afirmar que:
(A) O Japão, cuja posição de segunda economia do mundo esteve ameaçada pelo desenvolvimento da China, garantiu a vantagem comparativa no mercado mundial ao estabelecer o modelo fordista como forma de organização do trabalho, enquanto a produção chinesa mantém o modelo toyotista.
(B) Os países de economia semiperiférica (conhecidos em conjunto como BRIC) e a África do Sul apresentaram taxas semelhantes de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), em parte devido ao aumento do controle estatal do investimento produtivo que se expressa, por exemplo, nas estatais chinesas e na exploração do pré-sal brasileiro.
(C) Resultou na crise de 2008, com efeitos devastadores nos níveis de emprego europeu, como demonstram os casos da Grécia e da Irlanda, mas que não chegaram a afetar significativamente a oferta de vagas nos países africanos e sul-americanos, que mantiveram a taxa de crescimento.
(D) Reduziu, nos investimentos diretos no exterior (medida pelo montante de capital exportado), a disparidade entre os países centrais, periféricos e semiperiféricos, o que contribuiu para uma maior uniformização dos padrões tecnológicos da produção industrial global.
(E) A China tem investido no setor petrolífero de países da África subsaariana, dando vazão à massa de capital disponível para investimentos oriunda da expansão industrial e como meio de suprir as crescentes necessidades energéticas do país.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
letra A)
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás