Um dos fundadores do Teatro Experimental Negoro (TEN) Abdias do Nascimento, quando em 1941 acompanhava a peça de Eugene O’Neil, O imperador Jones, na cidade de Lima espantou-se com o fato de o herói da peça ser um branco tingido de preto. “Por que um branco brochado de negro?” Foi a pergunta que se fez Abdias e que o motivou a fazer algo a respeito. Assinale a alternativa que expressa CORRETAMENTE as ideias acerca da criação do TEN:
Escolha uma:
a. O Teatro buscava alimentar o racismo nos campos da cultura, economia, educação, política, meios de comunicação, justiça pública e social.
b. Foi mais atuante até 1968, mas manteve-se durante a repressão movida pelo regime militar que levou seu principal idealizador, Abdias do Nascimento, ao exílio.
c. Os objetivos do TEN eram opostos aos da Frente Negra, na qual a cultura era vista como o caminho mais oportuno para integrar os afro-brasileiros.
d. Os intelectuais que fundaram este teatro desconheciam a capacidade dos afrodescendentes no campo das artes e da interpretação.
e. O TEN foi fundado em 1944 por um grupo de artistas e intelectuais negros, revelando muitos atores negros, tal como Aguinaldo Camargo.
Respostas
Resposta: E)
Explicação:
A alternativa correta é a e. O TEN foi fundado em 1944 por um grupo de artistas e intelectuais negros, revelando muitos atores negros, tal como Aguinaldo Camargo.
O Teatro Experimental do Negro (TEN) surgiu em 1944, no Rio de Janeiro, como um projeto idealizado por Abdias Nascimento (1914-2011), com a proposta de valorização social do negro e da cultura afro-brasileira por meio da educação e arte, bem como com a ambição de delinear um novo estilo dramatúrgico, com uma estética própria, não uma mera recriação do que se produzia em outros países.
O TEN foi pensado para ser um organismo teatral que promovesse o protagonismo negro. Nas palavras do próprio Abdias do Nascimento, desde que era ainda uma ideia em gestação, o TEN teria como papel defender a “verdade cultural do Brasil”.
Espero ter ajudado.