A dimensão vertical de oclusão (DVO) tem como definição ser uma medida no plano vertical, a qual estabelece a relação entre mandíbula e maxila quando os dentes posteriores estão ocluídos, podendo eles ser naturais ou protéticos. E por ser uma distância que depende do contato dentário, ela não é estática por toda a vida, e vai refletir o período de crescimento e maturidade no qual o indivíduo se encontra.
A respeito da DVO, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Dentro da realidade brasileira, é muito comum pacientes portadores de próteses totais bimaxilares permanecerem com o mesmo par de próteses por vários anos, o que pode acarretar diminuição do terço inferior da face e aumento do espaço funcional livre.
PORQUE
II. O uso prolongado das próteses totais acarreta o desgaste dos dentes artificiais de resina acrílica, podendo levar ao aumento da DVO, e, consequentemente, a danos ao sistema estomatognático dos pacientes.
Agora, acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, é uma proposição falsa.
b.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, é uma proposição verdadeira.
d.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
e.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A figura a seguir ilustra uma das etapas da confecção de uma prótese total, mais especificamente os registros fisionômicos, cujas linhas marcadas nos planos de cera servirão de referência para a seleção dos dentes artificiais que irão compor a prótese.
Considerando os registros fisionômicos em plano de cera e o procedimento indicado na figura, assinale a alternativa que indica o objetivo desse registro.
Escolha uma:
a.
Determinar a largura de mesial de canino até distal de segundo pré-molar.
b.
Determinar a largura de distal a distal dos seis dentes anteriores.
c.
Determinar a altura dos seis dentes anteriores.
d.
Determinar a altura dos incisivos centrais superiores.
e.
Determinar a distância de mesial do incisivo central a distal de canino do lado correspondente.
3. infográfico a seguir mostra o panorama do edentulismo no Brasil, o qual tem chamado bastante atenção.
Segundo os dados, os 11% da população brasileira que se encontra nessa condição corresponde a um montante de 16 milhões de pessoas, sendo a porcentagem maior para mulheres, como observamos no infográfico. Ainda, segundo essa pesquisa desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, das pessoas com 60 anos ou mais, 41,5% já perderam todos os dentes.
Frente a esse panorama, torna-se crucial o conhecimento do cirurgião-dentista a respeito dos fundamentos da reabilitação oral, em especial da confecção de prótese total.
Com relação aos fundamentos da reabilitação oral e os objetivos do uso do plano de cera, analise as seguintes afirmativas.
I. Um dos objetivos do plano de cera é recuperar a sustentação dos tecidos do terço inferior da face, a qual foi perdida com a perda dos dentes naturais.
II. No geral, recomenda-se que a posição e inclinação do lábio superior sobre o plano de cera forme um ângulo nasolabial de cerca de 90°.
III. Para a altura incisal normalmente utiliza-se o posicionamento do plano de oclusão de 2 a 3 mm abaixo da linha do lábio em repouso.
Agora, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
Somente a afirmativa III é verdadeira.
b.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
c.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
d.
Somente a afirmativa II é verdadeira.
e.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Respostas
Resposta:
2- b. Determinar a largura de distal a distal dos seis dentes anteriores.
Explicação:
1- a. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, é uma proposição falsa.
Considerando a realidade do Brasil, é bastante comum que pacientes portadores de próteses totais bimaxilares continuarem com o mesmo par de próteses por diversos anos.
2- b. Determinar a largura de distal a distal dos seis dentes anteriores.
De acordo com os registros fisionômicos em plano de cera, é possível concluir que o objetivo desse registro consiste na determinação da largura de mesial de canino até distal de segundo pré-molar.
3- e. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
O plano de cera possui como principal finalidade a recuperação da sustentação dos tecidos do terço inferior da face, que foi perdida com a perda dos dentes naturais.
Bons estudos!