• Matéria: Física
  • Autor: LucianaGatha
  • Perguntado 7 anos atrás

FORÇA DE ATRITO/TEORIA
Quando um paraquedista salta de um avião sua velocidade aumenta até certo ponto, mesmo antes de abrir o paraquedas. Isso significa que em determinado momento sua velocidade de queda fica constante. A explicação física que justifica tal fato é:

a)
ele perde velocidade na queda porque saiu do avião.

b)
a força de atrito aumenta até equilibrar com a força peso.

c)
a composição da força peso com a velocidade faz com que a última diminua.

d)
ao longo de toda a queda a resultante das forças sobre o paraquedista é nula.

pq a d está errada e a b certa?

Respostas

respondido por: DuarteME
27

Vejamos por partes o que acontece, com o auxílio da figura em anexo, onde se representa o centro de massa do paraquedista (círculo azul) para diferentes instantes t, a sua velocidade \vec{v}, o peso \vec{P}, a força de atrito do ar \vec{F}_\textrm{A} e a respetiva resultante \vec{F}_\textrm{R}.

  1. Imediatamente após abandonar o avião, em t = t_0, o paraquedista esta instantaneamente em repouso e a única força que atua sobre ele é o seu peso, com direção vertical e sentido de cima para baixo. Portanto, inicialmente, a resultante das forças sobre o paraquedista coincide com o seu peso, sendo não-nula. Portanto, a opção d) fica automaticamente eliminada.
  2. Após um pequeno instante \Delta t após t_0, o paraquedista está sujeito apenas ao seu peso, pelo que vai acelerar para baixo, ou seja, a sua velocidade vai aumentar ao longo do tempo.
  3. Contudo, a força de atrito do ar, com direção vertical e sentido de baixo para cima, começa a aumentar sucessivamente, de tal forma que a resultante das forças continua a ter direção vertical e sentido de cima para baixo, mas módulo sucessivamente menor, tal como se representa no instante t_1.
  4. Finalmente, no instante t_2, a força de atrito do ar equilibra com o peso, ou seja, o seu módulo e a sua direção são iguais ao módulo e à direção do peso, ainda que o sentido seja o inverso. A partir desse instante, a resultante das forças é nula, pelo que o paraquedista não acelera e desloca-se com velocidade constante.

A única opção compatível com a descrição acima é, de facto, a opção b), que é a correta.

Anexos:
Perguntas similares