1)Analise as asserções de acordo com o pensamento de Jonh Locke e o empirismo:
I - Para Jonh Locke, a finalidade da filosofia é prática, porém a concebe como algo essencialmente moral, que proporcione uma organização racional para vida dos indivíduos. Note que ele se distancia da ideia de Bacon de uma ciência cujo objetivo é o domínio da natureza, relacionada ao poder.
PORQUE
II - Locke pensa o conhecimento a partir do pensamento. Sua concepção é contrária às ideias e aos princípios inatos, pois, para ele, o que temos são apenas ideias representativas das experiências e, nisso, distancia-se dos pressupostos de Descartes, que não se fundamentavam no empirismo.
Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
2)Analise as afirmativas a seguir sobre a relação entre o Empirismo e o Racionalismo como escolas e correntes do pensamento filosófico:
( ) Francis Bacon e John Locke são exemplos de autores que adotam concepções pautadas no empirismo, necessitando de observação e experiência para se chegar ao conhecimento.
( ) René Descartes traz à tona um racionalismo cartesiano, cujo ápice se deu com a criação de seu método, pautado na lógica matemática e aplicado às ciências humanas.
( ) Karl Marx é o principal expoente da corrente racionalista. Para esse autor o homem enquanto ser social, trabalha na fronteira do que é racional e o irracional do pensamento humano.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
Alternativas:
a)V - V - V.
b)V - V - F.
c)V - F - F.
d)F - F - V.
e)F - F - F.
3)Sobre o pensamento de René Descartes (1596-1650) analise:
I - Descartes buscava uma base sólida para se chegar ao conhecimento e escreveu seu método com base na matemática, aplicando-o, também, às demais áreas, para chegar à certeza concreta que alcançara na matemática.
II - Em suas obras, Discurso do Método (1619) e Meditações Metafísicas (1641), esse pensador evidenciou a razão como forma de investigação e ciência.
III - Para Descartes, a dúvida era um pressuposto para se chegar ao conhecimento verdadeiro e este, por sua vez, não se relacionava às emoções ou aos sentidos.
Assinale a alternativa com as afirmativas corretas:
Alternativas:
a)I e II, apenas.
b)I e III, apenas.
c)II e III, apenas.
d)III, apenas.
e)I, II e III.
4)Descartes não se dedicou a pensar exclusivamente na educação. Nenhuma de suas obras foi escrita para discutir o processo formativo em si, porém várias delas trazem menções ao aspecto educativo. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir:
I - De maneira geral, Descartes, contribuiu para se pensar o método, que busca uma organização da mente para se chegar ao conhecimento.
II - René Descartes, quando escreve o seu livro: As Regras do Método Sociológico, expõe de maneira clara e evidencia a formação humana no processo educativo.
III - Descartes Indicou em sua metodologia, cujo início se dá com a dúvida para se ter as bases para a concretização de um saber palpável, verdadeiro. Com isso, tem-se uma concepção de educação com base no racionalismo, sobressaltando a razão à fé.
Assinale a alternativa que aponta as afirmativas corretas:
Alternativas:
a)I e II, apenas.
b)I e III, apenas.
c)II e III, apenas.
d)III, apenas.
e)I, II e III.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
1-B
2-B
3-E
4-B
Explicação:
leizesoares8377:
correto?
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás