(Léon Denis “O amor” e música Monte Castelo de Legião Urbana)
Quais as semelhanças e diferenças entre os textos apresentados? Observe também as figuras apresentadas no clipe e reflita se elas retratam a mensagem apresentada na canção.
O que mais chamou a sua atenção nos textos apresentados? Justifique.
Respostas
Respostas:
Os dois remetem à Deus de alguma forma, seja pela fala de Léon Denis que diz: " O amor é a celeste atração das almas e dos mundos, a potência divina que liga os Universos, governa-os e fecunda; o amor é o olhar de Deus!" ou na parte "Amar é sentir-se viver em todos e por todos, é consagrar-se ao sacrifício, até à morte, em benefício de uma causa ou de um ser. Se quiserdes saber o que é amar, considerai os grandes vultos da Humanidade e, acima de todos, o Cristo, o amor encarnado, o Cristo, para quem o amor era toda a moral e toda a religião. Não disse ele: “Amai os vossos inimigos”?"
E a música Monte Castelo de Legião Urbana que fala: "É só o amor, é só o amor /Que conhece o que é verdade /O amor é bom, não quer o mal /Não sente inveja ou se envaidece /O amor é o fogo que arde sem se ver /É ferida que dói e não se sente /É um contentamento descontente /É dor que desatina sem doer /Ainda que eu falasse a língua dos homens /E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria[...]"
Na parte que digo que os dois remetem a Deus é pelo fato de falarem justamente o que está escrito na Bíblia, mas especificamente no livro de 1 Coríntios, Capítulo 13: "1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse acaridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 2 E ainda que tivesse o dom da aprofecia, e conhecesse todos os bmistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria. 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos apobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria. 4 A caridade é asofredora, é bbenigna; a caridade não é cinvejosa; a caridade não trata com leviandade, não se densoberbece, 5 Não trata com aindecência, não bbusca os seus interesses, não se cirrita, não suspeita mal; 6 Não se alegra com a ainjustiça, porém se alegra com a verdade; 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 A caridade nunca falha; porém, ainda que haja profecias, desaparecerão; ainda que haja línguas, cessarão; ainda que haja ciência, desaparecerá; 9 Porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; 10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte desaparecerá. 11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 12 Porque agora vemos por aespelho, bem enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. 13 Agora, pois, permanecem estas três: a afé, a besperança e a ccaridade; porém a maior destas é a caridade."
______________________________________________________
"O que mais chamou a sua atenção nos textos apresentados? Justifique."
Acho que essa você deveria responder por que é questão de ponto de vista... mas se quiser eu respondo...