• Matéria: Filosofia
  • Autor: vicky82
  • Perguntado 7 anos atrás

As visões de mundo de Hobbes e Rousseau são antagônicas e representam os pontos extremos do entendimento da natureza humana. Na prática, a experiência tende a mostrar que a natureza humana está em algum lugar entre estes dois extremos. A partir disto podemos afirmar que:
I - Nem todas as ações humanas podem ser explicadas pelo egoísmo, mas parecem muito mais motivadas pelo altruísmo, pela lealdade, pela gratidão ou por alguma convicção moral.
II - A esquerda tem um caráter eminentemente reformista e acredita no uso da política e do Estado como a maneira mais apropriada para melhorar a sociedade – ou seja, a filosofia e a política devem alterar a realidade.
III - Já a direita enxerga que a melhoria da sociedade se dá pela melhoria da qualidade dos indivíduos, o que é um objetivo essencialmente pessoal e não político.
IV - Para a direita a política não é vista como uma ferramenta para reformar a sociedade ou alterar a natureza do ser humano, ou seja, a filosofia e a política devem refletir a realidade.
Assinale:

a) Apenas IV está correta.
b) Apenas III está correta.
c) Apenas I, II e III estão corretas.
d) Todas estão corretas

Respostas

respondido por: elamambretti
0

Sobre as definições de direita e esquerda em política:

d) Todas estão corretas

O uso da terminologia direita e esquerda, tem raízes na forma como os membros tomavam assento  na Assembleia Nacional, na Assembleia Legislativa e na Convenção Nacional na  França, quando do processo revolucionário francês do final do século XVIII, os representantes da aristocracia se sentavam à direita e os comuns à esquerda do orador.

Atualmente, dado seu caráter subjetivo, direita e esquerda são posturas ideológicas:

A direita é o conjunto de forças políticas que, em um país capitalista e democrático, luta sobretudo por assegurar a ordem, dando prioridade a esse objetivo.

Defende um papel do Estado  mínimo, limitado à garantia da ordem pública, dando preponderância absoluta para  o mercado na coordenação da vida social, vendo a desigualdade como inevitável e  sob muitos aspectos desejável. A direita pretende preservar ou ampliar os poderes de grupos já devidamente  representados nas esferas de poder.

A esquerda reúne aqueles que estão dispostos, até certo ponto, a arriscar a ordem em nome da justiça e da proteção ambiental, que na segunda metade do século XX assumiu estatuto de objetivo político  fundamental das sociedades modernas.  

Atribui ao Estado papel ativo na redução da injustiça social ou da desigualdade. A esquerda pretende empoderar grupos sub-representados nas esferas de  poder

Bons estudos!

Perguntas similares