• Matéria: História
  • Autor: Teumatheus5062
  • Perguntado 7 anos atrás

Colonizadas por metrópoles europeias, as Treze Colônias Inglesas e as regiões hispano-americanas traçaram caminhos muito diferentes após suas independências. Sobre essas diferenças assumidas por essas regiões do continente americano, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a. Como forma de aumentar seu poderio e fragilizar o poder das metrópoles europeia, os Estados Unidos negaram o reconhecimento das nações independentes.
b. Após a independência, todas nações latino-americanas concederam a abolição da escravidão africana.
c. Os EUA tinham como meta ampliar seu domínio sobre a América Latina, tendo como principal ação o desenvolvimento da "Doutrina Monroe" cujo lema era a "América para os americanos".
d. Os Estados Unidos da América tornaram-se o mais poderoso país do Novo Mundo, enquanto os demais países, apesar de independentes politicamente, eram ainda dependentes de seus colonizadores devido a empréstimos indenizatórios cobrados para seu reconhecimento oficial.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

É correta a alternativa C.

Os Estados Unidos, ao se tornarem independentes, passaram a reconhecer a independência de outras ex-colônias (que viessem a se libertar) e a comercializar com elas mesmo que os países europeus não o fizessem, expandindo os laços políticos e econômicos entre este país e os demais.

À medida que a diferença econômica entre os EUA (pioneiros na independência) e os demais foi crescendo, os EUA começam a agir de modo imperialista, principalmente na América Central, e passam a dominar as economias locais.

Perguntas similares