Respostas
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Observando a imagem podemos notar que foram retirados dois semi-círculos de um retângulo de 40 cm de largura e 20 cm de comprimento então podemos escrever essa área como:
, ou seja, a área final vai ser igual a área do retângulo original (retângulo completo, sem as partes faltando) menos as duas áreas dos semi-círculos.
Vamos começar encontrando a área do retângulo (). Sabemos que a área de um retângulo é dada pela seguinte fórmula:
, onde L é a largura e C o comprimento do retângulo, observando a figura notamos que L = 40 cm e C = 20 cm nesse caso, logo :
Agora vamos pensar na área dos semi-círculos. Sabemos que a área de um círculo é dada por:
, onde pi é uma constante igual 3,14... e r é o raio da circunferência. A área de um semi-círculo será igual a área do círculo dividida por 2 logo:
Com essa fórmula só precisamos encontrar o raio da circunferência, sabemos que o raio de um círculo é igual ao seu diâmetro divido por 2. O diâmetro é a distância entre duas extremidades de uma circunferência, observando a imagem notamos que o diâmetro (D) nesse caso é 20 cm (a distância entre as duas extremidades do círculo) logo o raio do nosso semi-círculo é 20/2 = 10. Com isso podemos encontrar que as áreas dos nosso semi-círculo são:
Agora que conhecemos e podemos achar o :