Respostas
Resposta:
Houve uma crescente de conspirações dada a situação na época. Era epóca de guerra fria (capitalismo x comunismo) e os EUA perderam o controle sobre Cuba (Fidel Castro). O Brasil vivia sobre a presidência de Joao Goulart (comunista). Tentaram impedir ele de assumir a preseidencia de todo o jeito, mas não conseguiram.
Os EUA não queria que o Brasil virasse outra Cuba, então começou a mandar dinheiro pra campanhas contra Jango. Os militares apoiavam. Criaram diversas instituições "laranja" pra repassar dinheiro (exemplo IBAD).
Além disso houve muitas manifestações populares, oJango foi se tornando muito impopular, de inicio o povo até apoiou uma possivel tomada de governo, fizeram passeata e tudo. A Igreja tbm demostrou apoio.
Tudo aconteceu por baixos dos panos, mas recencemente liberaram que o Brasil e EUA tinham um plano de tomar o país (projeto Brother Sam) pelas costas maritimas. Muitos autores dizem que Jango ficou sabendo e se mandou pro rio grande do Sul(terra dele) pra evitar derramamento de sangue... aproveitaram essa situação pra declarar o cargo de presidencia vago, alegaram que ele tinha fugido pro Uruguai.. e daí tomaram o poder.
Explicação: