• Matéria: Filosofia
  • Autor: gabrielnunesdooyt7yi
  • Perguntado 7 anos atrás

Considerando que do ponto de vista da Antropologia Filosófica, o falar, ou se expressar através de uma linguagem sonora seria um forte indicativo de uma comunidade evoluída, que é exatamente o que ocorre com a última tribo que aparece no filme A guerra do fogo, pois a sua comunicação, embora rudimentar, era mais articulada que a dos outros grupos, assinale a alternativa CORRETA:

Resposta Selecionada:

A fala é um subproduto da cultura humana, pois não existe naturalmente; é um desenvolvimento cultural.

Respostas:

A fala é um subproduto da cultura humana, pois não existe naturalmente; é um desenvolvimento cultural.

b.
A concepção funcional da linguagem se dá com a fala que advém naturalmente com o nascimento do humano.

c.
Pelo órgão natural da fala, em suas cordas vocais, o homem significa a sua cultura, amplia e complementa o seu sistema cultural.

d.
A fala é uma propriedade humana nata e transcendental, que enfatiza, sobretudo, o poder organizador da racionalidade do ser humano.

e.
A fala é uma conceituação simbólica e natural do processo de comunicação humana.

Comentário da resposta:
Conforme a teoria do bioquímico francês Jacques Lucien Monod, no filme em questão, a fala surgiu a partir do contato com uma civilização culturalmente mais avançada.

Pergunta 2
0 em 0,15 pontos

Quais são as razões pelas quais a vida humana extrapolaria as suas condições biológicas e sociais?

Resposta Selecionada:

A capacidade mental de raciocinar.

Respostas:
a.
O seu conceito de cultura.

b.
Determinada linguagem de sinais.

Corretac.
A sua imaginação e inteligência simbólica.

d.
A capacidade mental de raciocinar.

e.
A contiguidade natural ao “símbolo”.

Comentário da resposta:
Para Cassirer a vida humana extrapolaria as suas condições biológicas e sociais, a partir da imaginação simbólica do homem em sua vida vivida.

Pergunta 3
0,15 em 0,15 pontos

Analise a afirmação de Cassirer sobre as definições do que seria o homem, para Nietzsche, Marx e Freud, e a sua associação ao mito grego dos leitos de Procusto:


.

Qual é a interpretação proposta por Cassirer para a posição dos três filósofos mencionados?



Resposta Selecionada:

Os fatos empíricos são esticados para se amoldarem a um padrão preconcebido.

Respostas:
a.
Analisa o poder do mito na interpretação da natureza humana animal.

b.
É simbolicamente conceitual aos saberes históricos e mitológicos da humanidade.

c.
Faz uma crítica à influência da cultura nas decisões dos humanos.

Corretad.
Os fatos empíricos são esticados para se amoldarem a um padrão preconcebido.

e.
Enfatiza o poder da racionalidade humana, a qual por si ordena subjetivamente a realidade natural.

Comentário da resposta:
Para Cassirer os fatos empíricos são esticados pelo homem, tal a se amoldarem a padrões preconcebidos.

Pergunta 4
0,15 em 0,15 pontos

(UPE, 2012, adaptada)
Sobre a dimensão cultural do homem, atente-se ao texto a seguir:


O homem, dizia Schelling, tem, profundamente escondida em si, uma “cumplicidade com a Criação”, pois que lhe assistiu às origens. Seja de onde for que tenhamos vindo, estamos aqui. Encontramo-nos no mundo, em meio a outros homens. A natureza é muda. Embora pareça estar expressando algo através de suas formas, suas paisagens, suas tempestades tumultuosas, suas erupções vulcânicas, sua brisa ligeira e seu silêncio – a natureza não responde. Os animais reagem de maneira que têm sentido, mas não falam. Só o homem fala. Só entre os homens, existe essa alternância de discurso e resposta continuamente compreendida. Só o homem, pelo pensamento, tem consciência de si. (JASPERS, Karl. Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo: Cultrix, 1999. p. 46)



Considerando este excerto, leia atentamente as seguintes afirmações:
I O ser humano é um agente transformador e não se submete inteiramente às forças da natureza, mas é capaz de ampliar os limites que essa lhe impõe.
II A pessoa desenvolve a consciência de si com base na integração entre os planos individual e sociocultural, nas diferentes relações com a natureza, com os semelhantes, com o transcendente e consigo.
III A solidariedade do homem com o mundo não confunde o homem com o mundo. Graças à sua racionalidade, o homem se conhece distinto do mundo e, em uma situação de alteridade com relação ao mundo, tem consciência de que é uma coisa e o mundo, que é sua casa, outra.
IV O processo de humanização, realizado com base no conhecimento, na linguagem e ação, produz determinado conhecimento que se situa nas condições materiais de produção da vida e dos valores, como também no sentido que se atribui à existência.
É VERDADEIRO o que se afirma em

Resposta Selecionada:
Corretab.
I, II, III e IV.

Respostas:
a.
III e IV, apenas.

Corretab.
I, II, III e IV.

c.
II, III e IV, apenas.

d.
I, II e III, apenas.

e.
I, III e IV, apenas.


RESPOSTAS CORRETAS: 1A 2C 3D 4B

Respostas

respondido por: gabrielnunes666
10

Resposta: muito obrigado

Explicação:

Estão todas corretas perfeito

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