A fiscalização portuguesa na região mineradora destinava-se a estratégias para ampliar a cobrança de tributos sobre a exploração do ouro. Leia as seguintes afirmativas sobre esse tema e escolhas opção correta. Em seguida, justifique o erro das afirmativas falsas.
I) o governo português adotou diversos mecanismos para garantir o controle da produção aurífera, inclusive impostos que recaíam sobre todos os mineradores. Exemplos disso foram o quinto e a capitação.
II) em 1719, a Coroa portuguesa autorizou que todos os mineradores transformassem o ouro encontrado em barras. Para isso,era preciso construir uma casa de fundição particular que transformaria o minério nas barras que poderiam ser,posteriormente,comercializadas.
III) O quinto determinava que 20% do ouro encontrado na região das Minas gerais pertencia ao rei e deveria ser pago na forma de tributo.
IV) com as medidas de fiscalização adotadas pela Coroa portuguesa, o contrabando de ouro chegou ao fim na região das Minas gerais,o que possibilitou a ampliação da arrecadação fiscal na região.
a) as afirmativas I e III estão corretas.
b) as afirmativas I,II e III estão corretas.
c) as afirmativas I e IV estão corretas.
d) as afirmativas III e IV estão corretas.
e) as afirmativas II e III estão corretas.
Respostas
I é parcialmente verdadeira, já que a Capitação só era cobrada dos mineradores que faziam uso de mão-de-obra escrava na exploração do ouro (o que era a esmagadora maioria, mas não rigorosamente todos).
II é falsa, já que as Casas de Fundição era estatais (ou públicas), e não particulares.
III é verdadeira, o que causou grande revolta nos mineradores locais, já que estes impostos não eram convertidos em benefícios para os locais.
IV é falsa, já que o contrabando, mesmo que tenha sido reduzido, jamais chegou ao fim.
É correta a alternativa A.
Resposta: alternativa a (as afirmativas I e III estão corretas)
Explicação
II.)as casas de fundição sempre foram públicas e em nenhum momento se tornaram-se privadas .
IV ) o contrabando foi apenas reduzido , porém nunca dissipado .