Olá aluno(a), tudo bem?
Seja bem-vindo(a) ao 2º Fórum desta disciplina!
"O que vem à sua mente quando você pensa sobre a criatividade? Alguns pensam em pessoas muito especiais e que a criatividade envolve talentos extraordinários. Associam criatividade com as artes, com a ciência e grandes invenções. Pensam em Leonardo da Vinci, Mozart, Einstein, Picasso, Santos Dumont, Henry Ford e Steve Jobs. Estas pessoas certamente realizaram coisas notáveis, com impactos profundos e duradouros sobre nossas vidas. Mas há outras valiosas expressões de criatividade que se incorporaram ao nosso cotidiano, mas que não são lembradas quando se fala em criatividade. Numa perspectiva bastante abrangente, a criatividade pode ser definida como o processo mental de geração de novas ideias por indivíduos ou grupos. Uma nova ideia pode ser um novo produto, uma nova peça de arte, um novo desenho, um novo conceito, um novo método ou a solução de um problema".
Fonte: SIQUEIRA, Jairo. Criatividade e inovação. Disponível em :. Acesso em: 19 ago 2019.
Tendo concentrado nossa atenção na maneira como as coisas são feitas atualmente, precisamos pensar nos princípios relacionados ao processo criativo, que se baseiam em: ATENÇÃO, FUGA E MOVIMENTO. A fuga nos convida a escapar mentalmente dos nossos atuais modelos de pensamento. Ela nos ensina a refletir sobre os nossos BLOQUEIOS MENTAIS e auxilia na DERRUBADA das paredes que limitam nossa imaginação ao que sempre fizemos, ao que é confortável e seguro.
Sabendo disso:
a) Relacione pelo menos 3 barreiras ou bloqueios mentais que atrapalham a sua manifestação criativa.
b) Classifique, de acordo com os tipos de bloqueios existentes, qual o grupo pertencente às suas barreiras/bloqueios (Culturais, Perceptuais - percepção visual ou geométrica) e/ou emocionais.
c) Ao final do exercício, tente encontrar soluções para contornar as suas barreiras emocionais.
Bons estudos!
Respostas
Resposta:
As pessoas nascem com muitas habilidades criativas, mas é na infância que os primeiros bloqueios à criatividade começam a surgir.
Mas o ser humano vai se moldando aos paradigmas impostos pelo ambiente no qual está inserido e acaba inibindo sua capacidade de “pensar fora da caixa” e ver oportunidades ao invés de problemas nas diversas situações do dia-a-dia.
1.Bloqueios culturais;Quando os bloqueios à criatividade provêm da própria sociedade, que considera “diferente” aquele que quebra os paradigmas e pensa e se comporta de maneira diversa ao que todos fazem.
2. Bloqueios ambientais ou organizacionais;Alguns fatores organizacionais como o estilo de liderança, a estrutura organizacional, os propósitos organizacionais ou mesmo a falta de recursos e investimentos comprometem o potencial criativo porque as pessoas não encontrarão nessa organização condições propícias ao desenvolvimento da criatividade.
4. Bloqueios emocionais;São barreiras que se transformam num grande impedimento à criatividade, pois estão ligadas à história de vida da pessoa, seus medos e comportamentos diante das situações do dia-a-dia.
Explicação:
a) São três exemplos de barreiras ou bloqueios mentais que podem atrapalhar a manifestação criativa: medo, raiva e remorso.
b) Os bloqueios dos tipos medo, raiva e remorso, pertencem, respectivamente, aos grupos emocional, emocional e cultural.
c) Para encontrar soluções que contornem as barreiras emocionais a mais utilizada recomendação consiste na realização de terapia. Quando não é possível encontrar uma solução sozinho, é fundamental a ajuda profissional.
Bons estudos!