• Matéria: História
  • Autor: dudacn38
  • Perguntado 7 anos atrás

A sociedade escravista no primeiro e no segundo reinado?

Respostas

respondido por: dipaulino
0
No ano de 1824, D. Pedro I outorgou a primeira Constituição do Brasil. Esse regulamento era formado por 176 artigos e tinha as principais normas para o bom andamento do Estado. Seguem algumas características do documento:
• A escravidão foi mantida: O Primeiro Reinado foi uma época de reorganização política do Brasil e a manutenção ou não do regime escravista, foi um dos assuntos também levantado nos debates sobre a formação da nova Constituição. José Bonifácio criou um projeto de abolição gradual da escravidão no Brasil.
Segundo Reinado foi o período da história brasileira em que o Brasil foi governado por Dom Pedro II. Foi um período marcado por intensas disputas políticas entre grupos que possuíam diferentes interesses. Uma dessas disputas aconteceu entre aqueles que defendiam o fim do trabalho escravo os abolicionistas e aqueles que defendiam sua manutenção os escravistas.
A Lei Eusébio de Queirós decretou a proibição do tráfico negreiro no Brasil a partir de 1850, resultando no fim desse comércio no Brasil de maneira concreta. A partir daí, a mão de obra escrava no Brasil tornou-se mais rara e, portanto, mais cara. Ao longo da segunda metade do século XX, a queda de braços entre abolicionistas e escravistas levou ao decreto de algumas leis que faziam uma transição gradual e lenta para o fim oficial da escravidão, como a Lei do Ventre Livre (1870) e a Lei dos Sexagenários (1884). A abolição do trabalho escravo no Brasil consolidou-se em 1888 com a Lei Áurea.
Perguntas similares