É preciso pensar a criança como um sujeito de direitos numa perspectiva presente e não como um promessa para o futuro. Sobre essa afirmação, assinale a alternativa correta:
a. A sociedade ocidental tende a inserir tudo em modelos e a infância não fugiu a tal tendência.
b. Sobre determinados contextos sócio-históricos crianças e adolescentes como sujeitos de direitos sempre estiveram presentes.
c. Historicamente, a sociedade sempre reconheceu as diferenças e respeitou a criança e o adolescente, respeitando sua condição peculiar de pessoas em desenvolvimento.
d. O paradigma atual precisa reconhecer a infância e adolescência enquanto população que participa da vida social e econômica, inclusive considerando os movimentos de mercado para incluí-lo como um cliente em potencial.
Respostas
A alternativa B) é a correta.
As crianças e adolescentes sempre foram vistos como sujeitos de direitos, porém, com direitos variados no decorrer do tempo, houve épocas em que as crianças e adolescentes eram viscos como adultos em miniaturas.
Para as crianças, em todas as épocas, os fenômenos naturais e sociais são indissociáveis, mesmo em épocas que as crianças eram consideradas como adultos em miniatura, o que é uma grande mentira.
Resposta:
A alternativa correta é A (a. A sociedade ocidental tende a inserir tudo em modelos e a infância não fugiu a tal tendência).
Explicação:
É fundamental atentar para os novos olhares sobre a infância que precisa reconhecer nela constantes alterações, tratando a criança como um ser único e, assim, necessita de cuidados bem específicos.