• Matéria: Geografia
  • Autor: nicolens18
  • Perguntado 7 anos atrás

fazendo a retrospectiva histórica da formação da população brasileira, por que surgiram tantas possibilidades de cores da pele?

Respostas

respondido por: moraisvinicius997
6

Resposta:

O povo brasileiro é composto etnicamente por brancos de origem européia, negros de origem africana, amarelos (indígenas e asiáticos) e mestiços.

A partir do período colonial, no século XVI, a miscigenação da população se tornou mais intensa. A relação entre colonos portugueses e escravos gerou os mestiços, bem como o relacionamento entre negros e indígenas deu origem ao cafuzo.  

Quanto à etnia, podemos dizer que a maioria da população brasileira é mestiça. Porém, os últimos censos ressaltaram apenas a cor da pele da população.

Classificando a população quanto à cor da pele, podemos dizer que os indígenas estão reduzidos a cerca de 0,4% da população brasileira, repercutindo o etnocídio a que foi sujeitada, com a extinção de inúmeras nações indígenas. Os negros representam 6% da população total, os brancos representam 53,8% e os mestiços (pardos) representam 39,1% da população brasileira. Vale lembrar que esses índices não representam especificamente a formação étnica da população brasileira.

Segundo o IBGE, o número de índios cresceu consideravelmente de 1991 a 2000, com um aumento de 138,5%, representando 0,4% da população brasileira. Porém, o chefe do departamento de documentação da Funai (Fundação Nacional do Índio), André Ramos alerta que os números devem ser considerados com ressalvas, pois segundo ele o IBGE usa critérios de autodeclaração, o que pode causar distorções, no entanto, André acredita que há tendências de crescimento.


nicolens18: resume
nicolens18: pfv
nicolens18: se resumir bem marco como a melhor resposta
respondido por: danielviror2002
5

Resposta:A formação Brasileira surgiu a partir de uma série de misturas étnicas que se uniram desde a vinda da Europa para o Brasil.

Assim, podemos traçar um panorama sobre a chegada de Portugal no Brasil, assim como outros países Europeus na fase de colonização e exploração, gerando filhos com os índios e mais tarde com a vinda do povo Africano para o país a miscigenação aumentou seu processo.

Além disso, nossa formação não se deu apenas etnicamente, visto que cada cultura tem seus traços e com isso, valores, crenças, religiões, culinária e todos os elementos foram passados adiante, desencadeando no que é hoje a sociedade plural que vivemos.

Até mais!

Explicação:


nicolens18: resume pfv
nicolens18: se resumir bem marco como a melhor resposta
Perguntas similares