• Matéria: Sociologia
  • Autor: noskasilva
  • Perguntado 7 anos atrás

Segundo Hegel, as mudanças no campo das idéias são determinantes para a definição da realidade. Marx e Engels entendiam justamente o contrário: são as mudanças ocorridas no nível da realidade material que determinam as mudanças em nossas idéias. Neste contexto, é correto afirmar: A Marx e Engels mantêm o invólucro idealista na dialética e a tornam instrumento de análise da realidade material, considerando-se o desenvolvimento histórico de dada sociedade. B Para os materialistas, o trabalho e a práxis tem um papel fundamental na formação da consciência social. C A dialética considera a realidade em dado momento, pois o mundo e as coisas só podem ser compreendidos em determinados fragmentos, que estão em constante transformação. D A dialética é a lei que determina e estabelece a auto-manifestação da idéia absoluta.

Respostas

respondido por: Matheusieti
6

A alternativa C está correta.

Hegel entende a realidade como parte de um processo, onde o espírito se difere da matéria e essa é dinâmica e não estática.

A construção do conhecimento humano, parte do entendimento e questionamento como norte para a resolução das diversas problemáticas que nos cercam. 

Tendo como base as reflexões de Hegel aquilo que somos faz parte do processo filosófico de construção pessoal, ou seja, para ser mais exato, o desenvolvimento do sujeito parte de uma autoconsciência que é construída com o passar do tempo levando em consideração suas experiências. 

Perguntas similares