Uma parte importante do Planejamento Estratégico é criar a visão do negócio. Mas, após estes passos, o que mais precisa ser feito? O que guiará o empreendedor para alcançar esta visão? Clique na imagem e acompanhe a situação a seguir.
Como essa visão poderia ser traduzida em ações táticas e operacionais?
Respostas
A importância do Planejamento Estratégico para as empresas que atuam dentro de um mercado altamente competitivo, como o atual é que por meio dele pode-se manter relações competitivas no mercado a fim de consolidar suas ações.
Por meio da elaboração de um panejamento estratégico pode-se estruturar e conhecer bem o seu público alvo.
O que poderá direcionar melhor a propagação do seu produto ou marca.
Bons estudos!
Resposta:
As próximas etapas são a elaboração dos planos tático e operacional.
No plano tático, a visão da empresa deve ser desdobrada em objetivos de médio prazo, normalmente entre um e três anos, são objetivos de carácter mais amplo, que envolverão o posicionamento da empresa no mercado e as grandes responsabilidades de cada área. Eles irão variar conforme o tamanho da empresa, no caso do restaurante de Marcos o objetivo tático poderia ser o fortalecimento da marca com a consolidação de um modelo de franquias.
O fundamental é que os objetivos estejam alinhados com a visão e a missão do negócio, então, em seguida estes objetivos precisam ser traduzidos em metas menores, normalmente trimestrais, que irão gerar os objetivos operacionais. Estes são realizados através de projetos e da delegação de objetivos para toda a força de trabalho.
O desdobramento dos objetivos irá até a previsão orçamentária e a atribuição de responsáveis por cada meta. No caso de Marcos, que tem como um de seus objetivos táticos a consolidação da marca, os objetivos operacionais podem ser atrelados ao aumento de receita e à abertura de filiais, para que ao final de três anos, por exemplo, a empresa já tenha filiais nas cinco principais capitais do litoral.