A política Nacional de Medicamentos busca assegurar o acesso aos medicamentos à população, resguardando os princípios de equidade e justiça social, garantindo a disponibilidade de produtos seguros e eficazes promovendo o uso racional por parte dos profissionais de saúde e usuários. Nesse contexto, surge a RENAME, um elemento técnico-científico que oriente a oferta, a prescrição e a dispensação de medicamentos nos serviços do SUS.
Fonte: Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. A importância da Política Nacional de Medicamentos (PNM). Disponível em: . Acesso em 29 ago 2018.
Analise as seguintes afirmativas:
I. A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) é constituída por medicamentos essenciais, ou seja, aqueles produtos considerados básicos e indispensáveis para atender a maioria dos problemas de saúde da população.
II. A RENAME é uma forma de orientar a padronização, quer da prescrição, quer do abastecimento de medicamentos, principalmente no âmbito do SUS mas tem a limitação de causar um aumento de custo para o SUS com a compra de medicamentos.
III. A RENAME deve ser divulgada a gestores do Sistema e não ao consumidor em geral, pois a relação dos medicamentos essenciais está disponível a menor preço apenas para gestores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b. Apenas a afirmativa III está correta.
c. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e. Apenas a afirmativa I está correta.
Respostas
respondido por:
25
Resposta:
e. Apenas a afirmativa I esta correta.
Explicação:
respondido por:
6
Resposta:
somente a afirmativa I.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás