Uma mulher de 22 anos de idade apresenta um exantema eritematoso em suas faces, que piora com a exposição ao sol. Ela perdeu aproximadamente cinco quilos, reclama de dor generalizada nas articulações e sente-se cansada o tempo todo. O exame físico mostrou-se normal exceto pela erupção. Os testes laboratoriais revelam contagem de leucócitos de 5.500 (normal). A análise da urina mostra níveis elevados de proteína, mas nenhuma hemácia, leucócito ou bactéria.
Qual das seguintes condições é mais provável de ser encontrada pelo laboratório nesta doença?
a) Número diminuído de células T auxiliares (CD4+). b) Baixo nível de inibidor de C1. c) Altos níveis de anticorpos anti-DNA de fita dupla. d) Número aumentado de células T citotóxicas. e) Baixa atividade microbicida dos neutrófilos.
Respostas
respondido por:
3
Olá, tudo bem?
A presença do sinal de exantema eritematoso na face [em asa de borboleta], ou seja, uma fácies lúpica é um sinal clínico característico de um distúrbio auto-imune, Lupus Eritematoso Sistêmico (LES).
Com base nisso, espera-se encontrar elevação de marcadores imunológicos, tais como o anticorpo anti-DNA de fita dupla, anti-P ribossomal, anti-sm, entre outros.
Portanto, a alternativa correta é c).
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás