Leia o texto.
Como a atenção se concentra nas peripécias e nos lan-
ces dramáticos, as personagens secundárias quase só in-
teressam quando intervêm na ação; a escolha e colocação
dos retratos, das descrições de interior ou exterior, nos
diálogos, etc., subordinam-se ao mesmo critério. Os retra-
tos, geralmente sumários e pouco numerosos, tem por fi m
ora preparar, explicando-o de certo modo, o desabrochar
da intriga amorosa (e por isso, nos retratos do herói e da
heroína, se põem em realce os encantos sexuais), ora fazer
rir ou tornar deplorável a sorte da vítima de um casamento
forçado [...], ora acentuar o dramatismo de certos momen-
tos críticos (retrato do louco, retrato do moribundo, retra-
to do que recebeu uma grande dor inesperada).
COELHO, Jacinto do Prado. Introdução ao Estudo da Novela
Camiliana. 3. ed. Lisboa: Imprensa Nacional da Casa da Moeda,
2001. p. 400.
Segundo o crítico Jacinto Prado Coelho, a descrição dos
personagens secundários tem, nas obras de Camilo Cas-
telo Branco, diferentes funções. Identifi que-as, associan-
do-as às novelas passionais e satíricas do auto
Respostas
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17
Nota-se, no desenvolvimento das obras criadas por Camilo Castelo Branco, uma evidente relação entre os personagens secundários com o desenrolar das narrativas.
Isso porque diferente de muitas outras obras, Castelo Branco coloca os personagens numa evidente função decisiva e transformadora, gerando assim um aumento de dramatismo nas obras, bem como uma grande crítica à sociedade gerada por intermédio desses personagens em questão.
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