De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de ciências é de fundamental importância para o desenvolvimento da autonomia de pensamento das crianças e jovens. Da mesma forma, segundo a BNCC, existe a necessidade de adoção de um enfoque investigativo como componente essencial da formação. Desse modo, cabe ao professor proporcionar aos alunos uma participação mais ativa no processo de ensino-aprendizagem de ciências. Segundo a BNCC: Antes de iniciar sua vida escolar, as crianças já convivem com fenômenos, transformações e aparatos tecnológicos em seu dia a dia. Além disso, na Educação Infantil, como proposto na BNCC, elas têm a oportunidade de explorar ambientes e fenômenos e também a relação com seu próprio corpo e bem-estar, em todos os campos de experiências. Assim, ao iniciar o Ensino Fundamental, os alunos possuem vivências, saberes, interesses e curiosidades sobre o mundo natural e tecnológico que devem ser valorizados e mobilizados. Esse deve ser o ponto de partida de atividades que assegurem a eles construir conhecimentos sistematizados de Ciências, oferecendo-lhes elementos para que compreendam desde fenômenos de seu ambiente imediato até temáticas mais amplas. Nesse sentido, não basta que os conhecimentos científicos sejam apresentados aos alunos. É preciso oferecer oportunidades para que eles, de fato, envolvam-se em processos de aprendizagem nos quais possam vivenciar momentos de investigação que lhes possibilitem exercitar e ampliar sua curiosidade, aperfeiçoar sua capacidade de observação, de raciocínio lógico e de criação, desenvolver posturas mais colaborativas e sistematizar suas primeiras explicações sobre o mundo natural e tecnológico, e sobre seu corpo, sua saúde e seu bem-estar, tendo como referência os conhecimentos, as linguagens e os procedimentos próprios das Ciências da Natureza” (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, p. 331). Em razão desses aspectos supracitados, a BNCC estabelece que o letramento científico deva ser desenvolvido ao longo do Ensino Fundamental, assegurando o acesso à variedade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história e ainda aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica.
Com base nesses dados, elabore um texto, de acordo com as normas da ABNT, sobre o Letramento Científico e os modos de sua promoção no Ensino Fundamental. Para tanto, faça uma comparação entre as diretrizes apontadas pelos PCN e as orientações da BNCC.
Respostas
O currículo surge como um cronograma de atividades que devem ser cumpridas para chegar a tal posição, no caso da educação, para que o mesmo se forme ele deve seguir adequadamente o currículo.
Segundo a PCN a educação tradicional é uma proposta de ensino centrada no professor.
Segundo a PCN ensino tradicional priorizava o individualismo, e, os alunos deveriam seguir aquilo que estava sendo passado pelo professor sem questionamentos, ou seja, essa modalidade era rígida e tinha como propósito o incentivo a memorização do conteúdo.
A escola nova, prioriza o método inclusivo, e, a coletividade para o aprendizado, devendo o professor ser um facilitador do conhecimento, o que reforça a incoerência da segunda alternativa, sendo apenas a terceira verdadeira.
Assim, objetivo da BNCC é fornecer as melhores condições para o indivíduo se formar desde sua fase inicial na instituição escolar, ou seja, ele estará apto para atuar em sociedade ao longo de seu desenvolvimento e todas esses 10 competências visam promover um melhor acesso as condições para tal.