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Inserido no ambiente universitário do século XIII do ocidente cristão,
Tomás de Aquino lança-se à linha de frente dos debates de sua época, propondo
uma crítica ao que chamará de platonismo e às leituras por ele consideradas
errôneas de Aristóteles. Um de seus alvos é a consideração sobre o intelecto agente
e o ato de intelecção.No meu livro de filosofia do segundo ano o autor descreve o funcionamento
deste ato, situando seu início na impressão causada pelos sensíveis nos sentidos,
e o papel do intelecto agente para a formação do conhecimento.Tomás de Aquino, além de filósofo foi um teólogo que influenciou e continua influenciando de forma espetacular o cristianismo. Nesse sentido, por ter sido um filósofo com bases racionalistas herdadas de Aristóteles, não fechou os olhos para a transcendência da racionalidade, no conhecimento metafísico ou, melhor dizendo, no conhecimento e nas experiências com Deus.Tomás de Aquino enfatizou que o homem pode aproximar-se do direito natural através de seu estado independente, com base na perfeição de sua razão, apesar de mesmo assim não conseguir compreender completamente o direito eterno. Nesse sentido as leis humanas deveriam ser medidas com base no direito natural. Assim, o direito natural passou ser uma forma, além de avaliar a validade moral das leis, de determinar a intenção das leis.Estas teorias tiveram grande influência sobre os juristas romanos e foram bases centrais para o futuro da teoria do direito.
ESPERO TER AJUDADO!!!
ESPERO TER AJUDADO!!!
Rodstar:
ajudou muito não, mais valeu assim mesmo S2
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