Respostas
As 5 vias são essas:
1) A via do movimento (o Motor-Imóvel de Aristóteles): Todas as coisas são movidas por uma força atuante no universo e a medida com que essas coisas se movem, elas dependem de um movimento anterior a elas para que se movam, Por outro lado, essa força atuante não pode sofrer nenhuma força anterior a ela pois, se ela sofrer essa força, ela deixa de ser força motora ativa e passa a ser causada por uma outra força. Por exemplo: um carro só entrará em movimento se o seu motor for alimentado por combustível; Nesse caso, a presença do combustível é a causa primeira para o carro se mover porque sem combustível, o carro não se mexe. No caso do Motor-Imóvel, ele promove o movimento do universo mas ele não precisa de combustível para ele mesmo se mover. Logo, se não há nada além de Deus que consiga se mexer sem precisar de combustível além dele mesmo promover o movimento sendo a causa desse movimento, essa coisa não pode ser verdadeira. Deus então é o Motor que move o mundo mas ele mesmo está constante ("parado" porque se ele se mexer, deixa de promover o movimento).
2) A via da causa eficiente: Todas as coisas existem porque outras coisas já existiam antes delas e deram origem em uma relação de causa e efeito, ou seja, para que uma coisa seja o que é, alguém a criou e esse alguém já existia antes da coisa. Por exemplo: Se você nasceu, é porque você foi o efeito causado pela união carnal de seus pais de modo que se seu pai não tivesse conhecido sua mãe e casado-se com ela, você não teria nascido e por isso não teria existido (Interessantíssimo ver a formulação do "Paradoxo do Pai" que no filme "De Volta Para o Futuro" - não lembro agora se foi o 2º ou o 3º - Martin volta para o passado e conhece a mãe dele na juventude e ela se apaixona por Martin; Se Martin ficasse no passado e casasse com a mãe dele, ele teria nascido? Como ele seria filho se ele fosse pai dele mesmo ao mesmo tempo?). Além disso, a coisa teria que ser causa de si mesma ou ela mesma ter gerado a si própria algo que não tem fundamento. Logo, Deus é causa de si mesmo (porque é autossuficiente) e não precisa de nenhuma causa anterior porque ele é a causa primeira (ele é a causa anterior de tudo), ele causou primeiro para as outras coisas sofrerem os efeitos dessa causa.
3) A via da necessidade: Todas as coisas para serem o que são, antes, elas não eram e uma vez sendo, deixarão de ser o que são um dia em razão de haver um Ser que é necessário a si mesmo e que é livre para ser e não-ser (não-ser aqui é no sentido de se corporizar ou ter um atributo/predicado) , ou seja, as coisas só são o que são graças à a sua essência que as fazem ser o que são. Por exemplo: Uma caneta é uma caneta porque alguém a fez ser uma caneta; no entanto, o que faz a caneta ser caneta é porque ela escreve e tem tinta de modo que, se ela for lançada no fogo, ela deixa de ser caneta e precisará de alguém para voltar a ser uma caneta (não do mesmo jeito que antes) já que sozinha, a caneta derretida nunca voltará a ser de novo uma caneta, ou ainda, nada vem do nada ou do acaso. Então, se as coisas não são necessárias por si mesmas porque precisaram de algo anterior que lhes dessem essa possibilidade de tanto ser e não-ser, Deus então é necessário porque não depende de nenhuma essência que possa o constituir para para sua existência ao mesmo tempo que todas as coisas são contingentes (são e poderiam não-ser) porque dependem da essência de Deus para serem contingentes.