Uma mulher adulta realizou um exame laboratorial de sangue denominado hemograma, cujos resultados , em unidades mm3 , encontram - se na tabela a seguir
de acordo com as informaçoes contidas na tabela, que item do exame nao esta de acordo com o valor de referencia explique o que a deficiencia desse item poderia acarretar
TABELA:
VALORES DE HEMOGRAMA / VALORES DE REFERENCIA
HEMACIAS mm3 5 MILHOES 4 a 5,4 milhoes
LEUCOCITOS mm3 4,1 MIL 4,5 mil a 11,5 mil
PLAQUETAS mm3 90 MIL 150 mil a 450 mil
PFVR ME AJUDA È PRA AMANHA !!!
Respostas
Resposta:
no meu ponto de vista os 3 elementos...
plaquetas, leucócitos e hemácias estão abaixo do valor.
A diminuição simultânea do número desses elementos do sangue é conhecida com pancitopenia e é a principal característica do distúrbio hematológico conhecido como anemia aplástica, ou aplásica.
A medula óssea é o tecido responsável pela hematopoeiese, processo de produção de células sanguíneas. Nos casos de anemia aplástica, tal função da medula é alterada, afetando a produção normal de sangue. Essa disfunção pode ter origem congênita, identificada no nascimento ou nos primeiros meses de vida do indivíduo, ou origem adquirida, como uso de alguns tipos de medicamentos, doenças autoimunes (distúrbios em que as células de defesa atuam contra as células do próprio organismo), infecções virais e exposição a substâncias químicas tóxicas como o benzeno e defensivos agrícolas convencionais.
Como há uma queda do número de hemácias, leucócitos e plaquetas, os sintomas da anemia aplástica estão diretamente ligados à atividade ineficiente de tais células. Sendo assim, indivíduos acometidos por anemia aplástica apresentam sintomas como fadiga, falta de ar, taquicardia e palidez, que estão relacionados ao baixo número de hemácias; infecções frequentes devido à diminuição dos leucócitos; e hemorragias constantes, epistaxe (sangramento nasal) e equimoses (infiltração de sangue na malha do tecido) ocasionadas pela deficiência plaquetária.