• Matéria: Português
  • Autor: joaopedrogiglip7ss2i
  • Perguntado 7 anos atrás

Resumo de “Passei por um sonho” de José Eduardo Agualusa?

Respostas

respondido por: sjsjsiwjwjwjwjeje
14

Resposta:

RESUMO

A LEITURA AQUI PRETENDIDA PERCORRE O FLUXO SIMBÓLICO SENTIDO NO CONTO “PASSEI POR UM SONHO”, PRESENTE NO MANUAL PRÁTICO DE LEVITAÇÃO (2005), DO ESCRITOR ANGOLANO JOSÉ EDUARDO AGUALUSA. PARA TANTO, ANALISA-SE A IMPORTÂNCIA DO ELEMENTO SOBRENATURAL NO TEXTO E SUA CONVERGÊNCIA REFLEXIVA COM O ASPECTO HISTÓRICO ENGENDRADO NO CONTO PELA LEITURA DO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO E O ANSEIO DE LIBERDADE SONHADO PELO POVO COLONIZADO, REFLEXOS CONDENSADOS ENTRE FANTASIAS E SONHOS NAS LETRAS DE AGUALUSA.

respondido por: heloisagoncalves745
2

O conto Passei por um sonho, de José Eduardo Agualusa, pode ser resumido como uma narrativa angolana que trata da vida de Justo Santana, um enfermeiro comum que teria sido agraciado com um dom de cura milagroso através dos seus sonhos, mas que, devido à repressão do período pós-colonial, foi exilado e preso, não podendo mais curar as pessoas.

Passei por um sonho, de José Eduardo Agualusa

A narrativa inicia com a exposição da vida simples do enfermeiro que dizia preferir viver em paz com sua esposa, ou seja, não gostava de holofotes ou muitas amizades, se contentando com uma vida anônima e feliz.

No entanto, em uma noite qualquer, é intimado por uma ave que aparece em seus sonhos, dizendo que ele teria que espalhar em sua região os dias de glória para os angolanos, que se veriam livres dos brancos remanescentes do período colonial.

A princípio, Justo Santana se recusa a fazer o que é solicitado, mas a ave é insistente e aparece novamente, espalhando suas penas que deveriam ser distribuídas entre os doentes que teriam, assim, cura instantânea.

A fama de Justo Santana cresce e ele passa a curar cegos e encadeirados que viajavam longas distâncias para vê-lo, porém, em determinado dia a polícia o aborda e o exila em uma praia onde deve trabalhar no farol.

Devido à sua desobediência quanto ao controle do farol, o desligando em horas incorretas para livrar os pássaros e prejudicando as embarcações, ficou encarcerado por 15 anos, abandonando, por fim, seus dons.

Mais sobre as obras de José Eduardo Agualusa: brainly.com.br/tarefa/53277189

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares