Respostas
Resposta:
É conceber que o homem não é um ser pronto e acabado no sentido de ser determinado por alguma força externa a si.
Explicação:
Pelo fato do homem ainda não ser algo (pergunte-se: Quem sou eu? com certeza sua resposta será "Não sei quem sou" porque seu nome, seu gênero e seu papel social que são forças externas não te determinam e não determinam quem você é), ele está diante do que ele é (a tese), diante do que ele ainda não é e poderia ser (antítese) e nessa luta constante entre aquilo que é e ainda não-é, reside a síntese que será aquilo que você determinou para o seu projeto existencial.
Exemplo prático: O que você quer fazer depois do Ensino Médio? Ah, você quer ser médico! Você é médico nesse momento? não mas poderá ser! Entre o estudante e o médico que você é, não é e poderá ser nos na Filosofia chamamos de projeto ou seja, um projeto é tudo que ainda não é mas com possibilidades tanto de ser ou de não ser (como é o caso de quem quer ser médico mas no decorrer da jornada se apaixona por Arquitetura e passa a ser arquiteto)
Espero ter ajudado pois definir o significado da palavra dialética com argumento usado na Ciência como vi em respostas aqui certamente não lhe ajudou muito! ;)