Leia com atenção o início do capítulo “Desenvolvimento intelectual e 7 processos cognitivos entre os dois e os seis anos”, de autoria de Mariá José Rodrigo.
“O objetivo deste capítulo é familiarizar o leitor com o repertório de capacidades cognitivas com que contam as crianças de dois a seis anos. Começaremos utilizando o guia autorizado de Piaget para percorrer esses anos que correspondem à chamada etapa pré́-operatória. Nela se desenvolvem alguns conteúdos importantes, como, por exemplo, a função simbólica. No entanto, nessas idades, o pensamento infantil descrito por Piaget é caracterizado como se estivesse à espera das grandes transformações operatórias que ocorrerão em etapas posteriores. De fato, as revisões críticas da obra de Piaget alertaram sobre o perigo dessa estratégia comparativa ao avaliar a competência das crianças dessas idades. Neste capítulo, a descrição “negativa” das capacidades da criança pré-lógica se completa com uma descrição “positiva” que procura conhecer o que as crianças sabem e o que fazem nessas idades. Isso é muito necessário se queremos fazer justiça a suas verdadeiras capacidades e às possibilidades de educação que essas sugerem. Por isso, após o próximo item, mudaremos o tom do discurso para entrarmos em uma análise mais pormenorizada de suas capacidades de processamento. O objetivo deste tipo de análise é descobrir como crianças nessa faixa etária codificam, transformam e organizam os diferentes tipos de informação. Concretamente, revisaremos seus processos de atenção, seu nível de conhecimento sobre o mundo e suas capacidades de memória e raciocínio. Conforme veremos, a presença de um entorno social de pessoas com as quais a criança coopera e participa em cenários práticos de atividades cotidianas contribui de maneira especial para potencializar o desenvolvimento dessas capacidades cognitivas.”
A partir da interpretação do trecho acima e dos conhecimentos trabalhados em nossa disciplina, classifique as frases como verdadeiras ou falsas:
[ Selecionar ] ["F", "V"] A obra de Piaget não deve ser utilizada para estudos das crianças entre 2 e 6 anos, pois está fortemente ultrapassada.
[ Selecionar ] ["F", "V"] O desenvolvimento das capacidades cognitivas das crianças é positivamente afetado por um ambiente social rico, no qual ela interaja em cenários de atividades cotidianas.
[ Selecionar ] ["V", "F"] A obra de Piaget é relevante ao pensarmos no desenvolvimento das crianças de 2 a 6 anos, porém apenas se elas estiverem na etapa pré-operatoria, mas sem apresentar ainda a função simbólica.
[ Selecionar ] ["V", "F"] Crianças entre 2 e 6 anos já são capazes de codificar, transformar e organizar diferentes tipos de informação.
[ Selecionar ] ["F", "V"] A obra de Piaget deve ser estudada e analisada criticamente ao pensarmos no desenvolvimento das crianças de 2 a 6 anos, buscando ampliar a visão mais positiva sobre os conhecimentos e realizações de tais crianças.
Respostas
respondido por:
0
F-V-V-F-V.
A obra de Piaget apresenta um grande enfoque a crianças de 2 a 6 anos, uma vez que encontram-se no estágio sensório-motor, e são capazes de iniciar a realização de atividades que exijam um maior comprometimento motor.
Todavia, devem ter sido capazes de perpassar a etapa simbólica, a fim de possibilitar um desenvolvimento mais construtivo, principalmente a partir do compartilhamento de experiências com outras crianças.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás